Residentes Multiprofissionais e Uniprofissionais são recebidos na Unicamp

A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da Unicamp recebeu na tarde dessa terça-feira (1), os novos 33 residentes multiprofissionais e uniprofissionais, selecionados para os programas de residência em Saúde, Saúde Mental e Física Médica. A cerimônia de recepção ocorreu no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e reuniu representantes da própria FCM, das faculdades de Enfermagem (FEnf) e de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), e do Centro de Engenharia Biomédica (CEB).

“Esse encontro tem o objetivo de acolhê-los na Unicamp, instituição formadora onde vocês passarão os próximos dois anos”, disse a coordenadora da Coremu, Luciana de Lione Mello, destacando também em sua fala, a participação especial do professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Gastão Wagner de Sousa Campos, para ministrar, na ocasião do evento de recepção, a aula inaugural “SUS, Ética e Saúde”. “Mais do que ler sobre o SUS, vocês ouvirão sobre o SUS de quem ajudou a cria-lo”, disse Luciana, referindo-se ao professor Gastão.

Luciana também lembrou aos recém-chegados, que o privilégio de poder estudar em universidade como a Unicamp, também implica responsabilidades. “Não esqueçam o compromisso ético e moral de devolver esse conhecimento em formas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Aperfeiçoem o cuidar de pessoas tendo como fundamento máximo a visão integral e multidisciplinar. Busquem transformar a si mesmos e as condições de saúde das pessoas que estarão sob os seus cuidados”, acrescentou.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, lembrou que a Unicamp tem como característica, não apenas com a Atenção à Saúde da População, mas com o desenvolvimento do conhecimento. “Quem se envolve com as profissões de saúde, envolve-se com o cuidado do outro. Saúde é cuidado e nós temos esse compromisso”.

Para Teixeira, os residentes devem atentar para o fato de que é no Sistema Único de Saúde que eles serão formados, e que apesar das críticas, o SUS é referência mundial em diversos aspectos. “O SUS atende universalmente a vacinação da população. Isso não existe em outras partes do mundo. É para esse serviço que nós acreditamos que devemos formar as pessoas. A própria residência multiprofissional e uniprofissional é um esforço de capacitação profissional qualificada para atuar no SUS”, disse.