Fique de Olho!

PROCESSO SELETIVO 2 SEMESTRE  2018 - clique aqui!

Inscrições abertas de 27 de março a 27 de abril de 2018 para os cursos de mestrado e doutorado em Saúde, Inter. e Reabilitação!!

Disciplinas 1º semestre de 2018

Egressos do Programa - clique e informe!

Docentes

CORPO DOCENTE

O Curso conta com vinte docentes doutores credenciados no programa, com títulos obtidos nas seguintes áreas: Ciências Médicas – Neurologia, Oftalmologia, Saúde Mental, Saúde Coletiva; Distúrbios da Comunicação Humana; Fisiopatologia; Lingüística Aplicada; Psicologia educacional, escolar e experimental; Educação; Saúde da Criança e do Adolescente.

 

Adriana Lia Friszman de Laplane – (adrifri@fcm.unicamp.br)

Pedagoga (1987), Mestre pela Faculdade de Educação (1991) e Doutora em Educação, Faculdade de Educação, Unicamp (1997).

Áreas de interesse: Desenvolvimento Humano: infância e adolescência; deficiência visual, dificuldades de aprendizagem; aquisição da linguagem oral e escrita; políticas públicas: inclusão e educação especial; avaliação de políticas, programas e serviços. 

 

Ana Carolina Constantini - (aconstantini@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (2006), Mestre e Doutora em Linguística pela UNICAMP (2014).

Áreas de interesse: Voz; distúrbios vocais e processo de reabilitação; Voz profissional; investigação de técnicas terapêuticas na área de voz.

 

Cecília Guarnieri Batista – (cecigb21@gmail.com)

Psicóloga (1972), Mestre (1978) e Doutora (1990) em Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, USP.

Áreas de interesse: Psicologia do Desenvolvimento Humano: desenvolvimento cognitivo, social e da linguagem, com foco nos temas “brincar” e “formação de conceitos”.  Dificuldades escolares e alterações no desenvolvimento, deficiência visual, deficiência intelectual.  Formação do profissional de saúde para o atendimento de pacientes especiais.

 

Christiane Marques do Couto – (cmcouto@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1989) Especialista em Audiologia(2001) Mestre pelo Instituto de Física da USP(2000) área de concentração: Acústica e Doutora pela Faculdade de Medicina da USP (2004)  – área de concentração: fisiopatologia experimental.

Áreas de interesse: prótese auditiva, diagnóstico audiológico, acústica e psicoacústica aplicadas ao sistema auditivo.

 

Helenice Yemi Nakamura – (hnakamur@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1986), Especialista em Audiologia (2003), Especialista em Processo de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Área da Saúde, Mestre (1996) e Doutora (2005) em Ciências Medicas da Unicamp: área de concentração: Neurologia.

Áreas de interesse: Saúde do trabalhador, Saúde Auditiva, Formação em Saúde: Políticas práticas na saúde.

 

Irani Rodrigues Maldonade – (irani@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1984), Linguista (1986), Mestre (1995), Doutora (2003) em Linguística pelo IEL/ Unicamp – área de concentração: Aquisição da Linguagem.

Áreas de interesse: linguagem (oral e escrita), aquisição da linguagem (oral e escrita), clínica de linguagem, fonoaudiologia e sociedade.

 

Ivani Rodrigues Silva – (ivanirs@fcm.unicamp.br)

Lingüista (1980), Mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (1998) e Doutora em Linguistica Aplicada pelo Institutode Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp (2005).

Áreas de interesse: Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, leitura/escrita, língua de sinais e letramento.

 

Kelly Cristina Brandão da Silva - (ksilva@fcm.unicamp.br)

Psicóloga (1995) e Doutora em Educação (2014) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Áreas de interesse: psicanálise, infância, aquisição de linguagem, indicadores de risco psíquico para o desenvolvimento infantil, educação inclusiva, autismo e psicose infantil. 

 

Lúcia Figueiredo Mourão – (lumourao@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1992), Mestre (1997) e Doutora (2002) em Medicina -  Área de concentração: Neurologia, Unifesp.

Áreas de interesse: em deglutição, voz, disfagia, e disfonia em adulto.

 

Lúcia Helena Reily – ( lureily@fcm.unicamp.br)

Arte-educadora (1974), Mestre (1990) e Doutora (1994) em Psicologia Escolar, Instituto de Psicologia, USP.

Áreas de interesse: Educação Especial e ensino da Arte; estudos da deficiência; arte e deficiência; formação de professores e artes visuais.

 

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima – (ceclima@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1977), Mestre em Educação Especial pela Universidade do Sul da Califórnia (1982) e Doutora em Ciências Médicas – Área de concentração: Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp (1997).

Áreas de interesse: Surdez; lactentes; triagem e detecção de alterações auditivas e de linguagem em neonatos e lactentes e acompanhamento do desenvolvimento infantil. Habilitação e reabilitação da criança e do adolescente surdos.

 

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto – (gasparetto@fcm.unicamp.br)

Pedagoga (1972), Mestre (1997) e Doutora (2001) em Ciências Médicas – Área de concentração: Oftalmologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp.

Áreas de interesse: Desenvolvimento humano;  Educação especial;    Prevenção, educação e  reabilitação na deficiência visual (cegueira e baixa visão); Avaliação da visão funcional; Formação de profissionais;  Inclusão social;  Acessibilidade  e Tecnologia assistiva.

 

Maria de Fátima de Campos Françozo – (mfcf@fcm.unicamp.br)

Assistente Social (1976), Mestre em Filosofia Social pela PUC – Campinas (1988) e Doutora em Saúde Mental, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp (1996).

Áreas de interesse: Família e deficiência no contexto da saúde; reações de pais e familiares à suspeita e diagnóstico de uma deficiência em um de seus membros; participação e envolvimento de pais em programas de saúde infantil; redes de apoio e proteção social à família e ao deficiente.

 

Maria Francisca Colella dos Santos – (mfcolella@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1985), Mestre (1993) e Doutora (1998) em Fonoaudiologia – Área:  Distúrbios da Comunicação Humana,  Unifesp.

Áreas de interesse: Triagem auditiva neonatal e em escolares; processamento auditivo; diagnóstico audiológico.

 

Maria Inês Rubo Nobre – (inesnobre@fcm.unicamp.br)

Terapeuta Ocupacional (1981), Mestre (1997) e Doutora (2001) em Ciências Médicas – área de concentração: Oftalmologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp.

Áreas de interesse: Terapia Ocupacional: prevenção, educação e reabilitação de deficientes visuais (cegueira e visão subnormal); grupo de pais; acessibilidade.

 

Maria Isabel Ramos do Amaral - (isabel.amaral@gmail.com)

Fonoaudióloga (2006), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/Unicamp (2010), Doutora em Ciências - área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente/Unicamp (2014) e Pós Doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Unicamp (2016). 

Áreas de Interesse: Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em diferentes faixas etárias, diagnóstico audiológico e Otoneurologia -Avaliação e Reabilitação Vestibular. 

 

Mirian Hideko Nagae – (mnagae@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1988), Mestre (2005) e doutora (2007) em Biologia Buco Dental.

Áreas de interesse: Alterações orofaciais (mastigação, deglutição, fala), eletromiorafia de superfície, Disfunção Têmporomandibular , dor músculoesquelética.

 

Regina Yu Shon Chun – (reginayu@fcm.unicamp.br)

Fonoaudióloga (1978), Mestre em Lingüística pela USP (1991), Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, PUC/SP (2000).

Áreas de interesse: Linguagem: neurologia; gagueira e comunicação suplementar e/ou alternativa; formação em saúde.

 

Ricardo Santhiago – (rsanthiagoc@fcm.unicamp.br)

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (PUC-SP, 2004), Especialista em Jornalismo Científico (Unicamp, 2006), Mestre em História Social (USP, 2009), Doutor em História Social (USP, 2013) e Pós-Doutor em História (UFF, 2015).

Áreas de interesse: Humanidades e saúde; Arte, mídia e deficiência; História e Filosofia da Ciência; História oral e memória; Interdisciplinaridade: Questões teóricas e metodológicas.

 

Rita de Cássia Ietto Montilha – (rcietto@fcm.unicamp.br)

Terapeuta Ocupacional (1986), Mestre (1997) e Doutora (2001) em Ciências Médicas – área de concentração: Oftalmologia, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp.

Áreas de interesse: Desenvolvimento humano; terapia ocupacional; educação e reabilitação de deficientes visuais; grupos; prevenção de cegueira e baixa visão; tecnologia assistiva; acessibilidade.

 

Roberto Benedito de Paiva e Silva – (rdepas@fcm.unicamp.br)

Psicólogo (1983), Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1992) e Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1995).

Áreas de Interesse: Desenvolvimento Humano, Deficiência Visual, Doenças Crônicas,  Anomalias de Diferenciação Sexual (ADS).

 

 Zélia Z. Lourenço de Camargo Bitencourt – (zeliaz@fcm.unicamp.br)

Assistente Social (1982), Mestre (1998) e Doutora (2003) em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp.

Áreas de interesse: Desenvolvimento humano, Saúde Coletiva, Politicas publicas na área da saúde, reabilitação de deficientes visuais, qualidade de vida, transplante renal, redes de apoio a familiares de pessoas deficientes e inclusão social.

 

 Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz – (zgesueli@fcm.unicamp.br)

Lingüista (1982), Mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (1988) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp (1998).

Áreas de interesse: Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, linguagem, educação, língua de sinais e letramento.