Qualificações e Defesas

Resultados obtidos

Candidato(a): Izabella dos Santos Brites Orientador(a): Christiane Marques Do Couto
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Qualificação Data: 22/05/2024, 09:00 hrs. Local: Sala 06 - Prédio da Lego
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Christiane Marques Do Couto - Presidente
Maria Francisca Colella Dos Santos
Ana Carolina Constantini
Suplentes
Roberta Alvarenga Reis - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO NAS CONDIÇÕES GRAVES DE SAÚDE: VALIDAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE APOIO À DECISÃO

Candidato(a): Danielle Brito Rodrigues Orientador(a): Adriana Lia Friszman De Laplane
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação Coorientador(a): Daniele Pompei Sacardo
Apresentação de Defesa Data: 23/05/2024, 09:00 hrs. Local: Anfiteatro
Apresentação de Qualificação Data: 25/09/2023, 09:00 hrs. Local: Sala Amarela
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Lucia Figueiredo Mourao
Simone Garruth dos Santos Machado Sampaio- Instituto Nacional de Câncer
Ana Carolina Constantini
Edison Iglesias de Oliveira Vidal- UNESP BOTUCATU
Suplentes
Márcio José da Silva Moreira - Universidade Federal Fluminense
Rita De Cassia Ietto Montilha
Lívia Costa de Oliveira - Instituto Nacional de Câncer
Apresentação de Qualificação
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Edison Iglesias de Oliveira Vidal- UNESP BOTUCATU
Ana Carolina Constantini
Suplentes
Helenice Yemi Nakamura

Resumo


Introdução: Alimentação e hidratação (AH) no contexto da condição grave de saúde (CGS) pode tornar-se uma tarefa árdua, trazendo conflitos pessoais, familiares e para equipe de saúde. Disfagia, inapetência e/ou recusa alimentar podem surgir na iminência da morte, desafiando os envolvidos, sendo associados ao uso frequente da alimentação/hidratação artificiais (AHA). Evidências científicas apontam para a singularização do cuidado com oferta cuidadosa de alimentos por via oral (VO) e indicação criteriosa da AHA, podendo ocorrer concomitantemente com oferta por VO. Informações imparciais das opções de AH possíveis são fundamentais para a tomada de decisão (TD) compartilhada. Entretanto, isso nem sempre ocorre e AHA na terminalidade é indicada sem o plano de cuidados. Ferramentas de apoio à decisão (FADs) elaboradas com linguagem clara e informações baseadas em evidências podem auxiliar no processo de TD, minimizando o conflito decisório (CD) e contribuindo com letramento em saúde (LT). Justificativa: Escassez de FADs que esclareçam opções de AH disponíveis nas CGS e contribuam com processo de TD compartilhada e LT. Objetivos: (1) Elaborar e validar a FAD para ser utilizada nas dificuldades de AH e CGS. (2) Analisar o potencial de diminuição do CD e (3) qualificar o processo de TD compartilhada. Método: Estudo quanti-qualitativo utilizando Método E-Delphi com profissionais especialistas e Escala de Conflitos de Tomada de Decisões (ECTD) no projeto piloto de validação da FAD com pacientes, familiares, cuidadores e/ou responsáveis legais (usuários). Resultados: Na primeira fase, a FAD foi elaborada e validada após duas rodadas, com apoio de juízes especialistas e 94 de concordância média, sendo considerada útil no apoio à TD nas CGS e dificuldades na AH. Na fase II foi aplicada a ECTD, a FAD foi apresentada aos usuários e os resultados evidenciaram discreta diminuição na escolha pela AHA. A preferência pela AH mista aumentou. A maior mudança ocorreu na escolha da alimentação oral exclusiva (VOE), que dobrou. Qualidade de vida, prazer oral e não prolongamento do sofrimento foram as justificativas para VOE. Segurança do paciente, preocupação com desnutrição/desidratação e concordância com indicação médica foram os argumentos para escolha da AHA. A via mista foi opção daqueles que consideraram garantir o aporte nutricional via AHA e oferecer prazer pela VO, concomitantemente. Os graus de informação, clareza, suporte, certeza e decisão eficaz foram avaliados e melhoraram ao serem expostos à FAD. Os conflitos surgiram no conhecimento das opções de AH disponíveis, clareza dos valores e preferências de cuidados e complexidade da TD. As maiores potências da FAD foram as informações sobre vantagens e desvantagens das opções de AH, apoio da equipe de saúde, esclarecimentos da escolha a ser feita e esperança de poder rever esta escolha. Conclusão: A FAD, validada por especialistas e testada por usuários no projeto piloto, apresenta-se como instrumento com potencial de colaborar na diminuição do CD e auxílio à TD nas dificuldades de AH e CGS. Além disso, pode: (1) contribuir para promoção da autonomia, protagonismo e escolhas esclarecidas, (2) produzir conhecimento técnico-científico e (3) estimular novas práticas de educação/letramento em saúde.



Vigilância do desenvolvimento infantil nos primeiros mil dias por meio do Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento presente na Caderneta da Criança

Candidato(a): Kedma Teixeira Montedori Orientador(a): Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Defesa Data: 24/05/2024, 09:00 hrs. Local: Sala 05 - LEGO
Apresentação de Qualificação Data: 28/04/2022, 09:00 hrs. Local: Integralmente à distância
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima - Presidente
Beatriz Servilha Brocchi- Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Carlos Roberto Silveira Correa
Denise Castilho Cabrera Santos- Universidade Metodista de Piracicaba
Soraia Micaela Silva- Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
Suplentes
Jenifer Silva de Souza - Universidade Nove de Julho
Maria De Lurdes Zanolli
Soraia Matilde Marques Buchhorn - Universidade Federal de São Paulo
Apresentação de Qualificação
Titulares
Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima - Presidente
Carlos Roberto Silveira Correa
Soraia Micaela Silva- Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
Suplentes
Maria De Lurdes Zanolli
Daniela Doulavince Amador

Resumo


Introdução: O desenvolvimento da criança nos primeiros mil dias de vida é marcado por significativas modificações, sendo necessário um acompanhamento regular e multidisciplinar destes processos, a fim de detectar precocemente possíveis agravos que interfiram direta ou indiretamente na saúde desta criança. No entanto, o que atualmente observa-se é a carência de profissionais que avaliem o desenvolvimento infantil precocemente, o que contribui com os encaminhamentos tardios dos bebês às instituições quando estes já apresentam algum tipo de deficiência, restringindo a intervenção, sem alcançar a prevenção das alterações patológicas no desenvolvimento. Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento (IVD), presente na Caderneta da Criança, e testes padronizados, utilizados na triagem de crianças durante os primeiros mil dias de vida. Metodologia: Considerando-se os objetivos propostos trata-se de uma pesquisa observacional exploratória, com delineamento longitudinal, prospectivo e abordagem quantitativa, sendo público-alvo recém-nascidos entre os meses de maio a agosto de 2019, sem distinção de gênero, com idade inferior a 2 meses de vida. Para a triagem do desenvolvimento infantil foram utilizados Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e - Denver Developmental Screening Test (Denver-II) e o IVD presente na Caderneta da Criança. Resultado: O estudo avaliou 83 e os achados encontrados resultaram em dois artigos: um recentemente publicado, que investigou a relação entre o IVD da Caderneta da Criança e as escalas padronizadas AIMS e Denver-II. Esse primeiro artigo revelou uma correlação significativa entre o IVD e esses testes aos 1, 4 e 8 meses, sugerindo sua importância na vigilância do desenvolvimento infantil. Além disso, um segundo artigo, expandiu nossas descobertas, fornecendo insights sobre como os estímulos nos primeiros mil dias de vida afetam o desenvolvimento infantil e destacando a conexão entre o IVD e o estado de saúde da mãe e da criança, ressaltando sua importância na identificação precoce de desafios no desenvolvimento infantil. Conclusão: Os resultados enfatizam a importância do IVD como um instrumento prático na saúde pública, evidenciando sua relevância na vigilância do desenvolvimento infantil. Além da correlação significativa com os testes AIMS e Denver-II, destaca-se sua associação com a saúde da criança, incluindo complicações no parto, problemas de saúde e hospitalizações subsequentes. Também foi observada uma ligação entre o IVD e a saúde materna, especialmente relacionada à depressão pós-parto. Esses achados ressaltam a utilidade do IVD como uma ferramenta acessível garantindo uma abordagem integral na vigilância do desenvolvimento infantil dentro do contexto da saúde pública.



Candidato(a): Pâmela Coimbra Argenton Puga Barelli Orientador(a): Rita De Cassia Ietto Montilha
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação Coorientador(a): William Dias Belangero
Apresentação de Qualificação Data: 24/05/2024, 14:00 hrs. Local: Anfiteatro da Pós-Graduação/FCM
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Rita De Cassia Ietto Montilha - Presidente
Síbila Floriano Landim- Universidad de Talca
Ana Cláudia Fernandes- Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Suplentes
Ana Carolina Constantini


O USO DE UM RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Candidato(a): Felipe Augusto Cané Ferreira Orientador(a): Adriana Lia Friszman De Laplane
Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Defesa Data: 03/06/2024, 09:00 hrs. Local: Sala 5, do Lego
Apresentação de Qualificação Data: 13/12/2022, 14:00 hrs. Local: Sala Amarela - Pós-graduação/FCM
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Cássia Geciauskas Sofiato- Universidade de São Paulo
Lucia Helena Reily
Suplentes
Maria Elisabete Rodrigues F Gasparetto
Débora Dainez - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - UFSCAR
Apresentação de Qualificação
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Cássia Geciauskas Sofiato- Universidade de São Paulo
Lucia Helena Reily
Suplentes
Maria Elisabete Rodrigues F Gasparetto

Resumo


Introdução: apesar do tradicionalismo presente na educação básica, novas metodologias de ensino de Matemática estão surgindo e o uso de recursos didáticos por parte do professor se apresenta como uma dessas possibilidades, já que são meios facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. A partir dessas ideias e na tentativa de implementar metodologias de ensino inclusivas, que beneficiem todos os estudantes, construímos um recurso didático com o objetivo de facilitar o ensino do Teorema de Pitágoras. A possibilidade de manusear e manejar partes deste recurso são os diferenciais que permitem a utilização por estudantes com deficiência visual, já que se trata de um material tridimensional, visual, tátil e concreto. Objetivo: investigar o uso de um recurso didático acessível e baseado no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) para o ensino do Teorema de Pitágoras. Método: a pesquisa foi aprovada pela CEP (40797420.6000.5404). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo que utilizou instrumentos de pesquisa de inspiração etnográfica, como a observação participante, entrevistas e questionários. Resultados: o recurso didático permitiu que os estudantes abordassem de maneira prática o conteúdo ensinado de forma teórica pelo professor, transpondo a abstração do Teorema de Pitágoras para uma atividade concreta. O recurso didático cumpriu sua função de auxiliar a apresentação e explicação do Teorema e foi útil e para a resolução dos exercícios. Conclusões: concluímos que a dinâmica da aula, a conformação do grupo e outros elementos do contexto devem ser levados em consideração para tornar o uso do recurso didático um instrumento que colabore com a inclusão escolar.



Organização e funcionamento de um núcleo de apoio ao estudante em uma faculdade privada de Medicina do interior do Estado de São Paulo

Candidato(a): Michele Cristina de Sousa Pedroso Orientador(a): Adriana Lia Friszman De Laplane
Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Defesa Data: 05/06/2024, 09:00 hrs. Local: Sala Amarela da Pós-graduação/FCM
Apresentação de Qualificação Data: 24/10/2023, 09:00 hrs. Local: Sala Amarela da Pós-graduação/FCM
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Maria de Fátima Carvalho- UNIFESP
Kelly Cristina Brandao Da Silva
Suplentes
Maria Fernanda Bagarollo
Débora Dainez - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
Apresentação de Qualificação
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente
Kelly Cristina Brandao Da Silva
Maria de Fátima Carvalho- UNIFESP
Suplentes
Maria Fernanda Bagarollo

Resumo


Os núcleos de apoio pedagógico/psicopedagógico nas Instituições de Ensino Superior (IES) são espaços criados para auxiliar os estudantes no ingresso e na permanência nos cursos de Educação Superior. Neles, são desenvolvidas ações preventivas como oficinas psicoeducativas e também ações interventivas com oferta de apoio psicológico e pedagógico. Esses espaços são compostos por profissionais de várias áreas, incluindo o psicólogo que tem presença significativa. Alguns desses núcleos atuam também na acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiências.

A pesquisa aqui proposta se configura como um estudo de caso, qualitativo e descritivo cujos objetivos são caracterizar um núcleo de apoio ao estudante de uma faculdade privada de medicina do estado de São Paulo, descrever a sua organização e funcionamento e refletir sobre o papel do psicólogo nesse espaço. O estudo foi realizado em uma faculdade de Medicina do interior do estado de São Paulo, por meio de entrevistas com profissionais que atuam nesse núcleo, estudantes que foram ou são atendidos pelo serviço e observação participante. Os dados foram registrados em áudio/vídeo e diário de campo. A análise documental foi utilizada para o estudo das políticas públicas com ênfase no Ensino Superior. Atualmente, o núcleo é designado como NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e tem uma equipe constituída por dois profissionais no Setor de Pedagogia e dois profissionais no Setor de Psicologia. Mediante o estudo realizado foram identificadas as formas de atuação do NAP e os tipos de atendimento realizados. Também foram registrados os pontos de vista dos profissionais e gestores, assim como os dos estudantes. Os achados dessa pesquisa confirmam a importância da atuação da equipe multiprofissional que possam acolher discentes e docentes em problemáticas apresentadas no dia-a-dia da instituição. Afirma-se a importância do psicólogo nessa equipe, para oferecer acolhimento das dificuldades em saúde mental apresentadas pelos estudantes de Medicina; desenvolvimento de ações preventivas e psicoeducativas de forma individual e coletiva.



Candidato(a): Jéssica Caroline Maia de Souza Orientador(a): Lucia Figueiredo Mourao
Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Qualificação Data: 06/06/2024, 09:00 hrs. Local: Sala Amarela
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Lucia Figueiredo Mourao - Presidente
Maria Fernanda Bagarollo
Cristina Lemos Barbosa Furia- Universidade de Brasilia
Suplentes
Weslania Viviane Do Nascimento


Candidato(a): Bruno Luis Amoroso Borges Orientador(a): Mirian Hideko Nagae Espinosa
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação Coorientador(a): Fabiano Reis
Apresentação de Qualificação Data: 13/06/2024, 14:00 hrs. Local: Auditório Pós-Graduação FCM Unicamp
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Mirian Hideko Nagae Espinosa - Presidente
Maria Fernanda Bagarollo
Gustavo Luiz Bortolazzo
Suplentes


Candidato(a): Fernanda Caroline Pinto da Silva Orientador(a): Regina Yu Shon Chun
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Qualificação Data: 17/06/2024, 09:00 hrs. Local: Anfiteatro da Pós-Graduação da FCM-UNICAMP
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Regina Yu Shon Chun - Presidente
Maria Cristina Pedro Biz- Universidade Federal de São Paulo
Luiz Fernando Longuim Pegoraro- Universidade Estadual de Campinas
Helenice Yemi Nakamura
Suplentes
Shamyr Sulyvan de Castro - Universidade Federal do Ceará
Amanda Brait Zerbeto


AVALIAÇÃO OBJETIVA DO BENEFÍCIO DA ADAPTAÇÃO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL POR MEIO DO POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE LONGA LATÊNCIA – P300.

Candidato(a): Natalia Ferrazoli Andrade Orientador(a): Christiane Marques Do Couto
Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Defesa Data: 26/06/2024, 13:30 hrs. Local: Sala Amarela da Pós-graduação/FCM
Apresentação de Qualificação Data: 31/01/2024, 13:30 hrs. Local: Sala Amarela da Pós-graduação/FCM
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Christiane Marques Do Couto - Presidente
Adriane Ribeiro Teixeira
Maria Francisca Colella Dos Santos
Suplentes
Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima
Sthella Zanchetta
Apresentação de Qualificação
Titulares
Christiane Marques Do Couto - Presidente
Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima
Maria Francisca Colella Dos Santos
Suplentes
Paula Maria Martins Duarte - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo


A privação auditiva pode ocasionar danos em toda a via auditiva e provocar mudanças importantes na qualidade de vida principalmente de indivíduos idosos. Os Potenciais Evocados Auditivos (PEAs) têm se caracterizado como importante instrumento em neurociência para avaliar a atividade neuro-elétrica na via auditiva, desde o nervo auditivo até o córtex cerebral, a fim de verificar o efeito da estimulação auditiva no sistema nervoso auditivo central (SNAC). Avaliar o processo de adaptação de indivíduos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e o efeito da estimulação no sistema nervoso auditivo central (SNAC), pode auxiliar no direcionamento da reabilitação desses indivíduos. Portanto, o objetivo desse estudo é caracterizar a mudança nas variáveis latência e amplitude do componente P300 do Potencial Evocado de Longa Latência (PEALL) em idosos com perda auditiva neurossensorial adquirida, pós-adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Metodologia: estudo clínico, longitudinal e prospectivo. Aprovado no CEP 5404, sob o parecer 4.333.750. Participaram do estudo 12 indivíduos com idades entre 60 e 92 anos, com deficiência auditiva neurossensorial bilateral adquirida de grau leve a severo, com simetria entre as orelhas. Antes do encaminhamento para adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual ( AASI), os indivíduos sem histórico anterior de uso ou tentativa de adaptação de AASI foram submetidos a avaliação otorrinolaringológica, avaliação audiológica e eletrofisiológica. Retornaram para uma nova avaliação eletrofisiológica em 3 meses (T3), 6 meses (T6) e 12 meses (T12) após a adaptação do AASI, sendo mantidas as condições de avaliação. Resultados: a média da amplitude para T0 foi de 5.2ms, para T3 foi de 5.4ms, T6 de 5.6ms e T12 de 5.7ms, sendo estatisticamente significativas. E a média de latência para T0 foi de 427.9µV, para T3 foi de 423.2µV, para T6 de 405,5µV e para T12 de 388.4µV, também estatisticamente significativas. Conclusão: Verificou-se diminuição da latência absoluta e aumento da amplitude do componente P300 em todos os tempos avaliados (3 meses, 6 meses e 12 meses) após a adaptação do AASI. A maior variação da latência em comparação com o período antes da adaptação do AASI foi a partir de 12 meses de estimulação auditiva e da amplitude foi a partir de 6 meses de estimulação auditiva.



ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE QUESTIONÁRIO DE TERAPIA EM PAP: “THE MOSAS QUESTIONNAIRE” EM PORTUGUÊS DO BRASIL

Candidato(a): Mila Oliveira da Cunha Orientador(a): Maria Fernanda Bagarollo
Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação Coorientador(a): Edilson Zancanella
Apresentação de Defesa Data: 27/06/2024, 14:00 hrs. Local: FCM UNICAMP
Apresentação de Qualificação Data: 25/04/2024, 14:00 hrs. Local: Sala Laranja, Pós-graduação/FCM
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Maria Fernanda Bagarollo - Presidente
Ana Célia Faria
Almiro José Machado Júnior
Suplentes
Ana Carolina Constantini
Apresentação de Qualificação
Titulares
Maria Fernanda Bagarollo - Presidente
Ana Célia Faria- Faculdade de Ciências Médicas
Almiro José Machado Júnior- Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Suplentes
Ana Carolina Constantini

Resumo


A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um distúrbio de patogênese multifatorial, crônica cada vez mais comum e pode trazer consequências adversas significativas para a saúde. A adesão ao tratamento com CPAP (Continous Positive Airway Pressure) é variável e utilizar questionários que nos permite conhecer as queixas dos usuários, enriquece a avaliação terapêutica e proporciona a construção de uma conduta centrada nas necessidades do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo disponibilizar a versão brasileira do MOSAS (Maugeri Obstructive Sleep Apnea Syndrome) Questionnaire. Trata-se de um estudo de cunho metodológico de tradução e adaptação de um instrumento com o objetivo de identificar através da sessão A - o impacto da AOS nos aspectos psicológico e físico e através da sessão B identificar o impacto do tratamento dos usuários de CPAP que podem estar em risco de não adesão à terapêutica. A metodologia do procedimento aplicado foi composto de cinco etapas: I-Tradução, II- Síntese das traduções, III-Retrotradução, IV- Avaliação por comitê de especialistas e V- Pré-teste. Espera-se com esse trabalho que os resultados possam disponibilizar um instrumento com evidências de confiabilidade adaptado a realidade brasileira.

Palavras-chave: Tradução, Adaptação, Apneia do Sono, CPAP.



ANÁLISE SOBRE TAXAS, CAUSAS E PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS FETAIS NO BRASIL

Candidato(a): Mariana Brasileiro Rogerio Orientador(a): Renato Teixeira Souza
Mestrado em Tocoginecologia
Apresentação de Defesa Data: 22/05/2024, 08:30 hrs. Local: Anfiteatro Kazue Panetta (CAISM)
Banca avaliadora
Titulares
Renato Teixeira Souza - Presidente
Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP- Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP
Adriana Gomes Luz
Évelyn Traina- Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
Suplentes
Giuliane Jesus Lajos
Alan Roberto Hatanaka - Universidade Federal de São Paulo

Resumo


Introdução: O óbito fetal é um importante componente da mortalidade perinatal, pois é ser um indicador do nível de acesso e da qualidade dos serviços de saúde desde o planejamento familiar até o pré-natal e parto. O Brasil, um país de dimensões continentais, apresenta diferenças em sua atenção à saúde de acordo com cada região, acompanhando seu nível de desenvolvimento socioeconômico. Para que as medidas de prevenção de óbitos fetais sejam assertivas, é preciso entender quais informações já estão disponíveis sobre o assunto e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Objetivo: Realizar uma análise ampla sobre as taxas, causas e processos de investigação de óbitos fetais ocorridos no Brasil. Método: Foram realizados três projetos de pesquisa, 1) uma revisão sistemática de escopo, na qual foram incluídos estudos originais observacionais, ensaios clínicos e análises secundárias envolvendo dados primários sobre as causas e processos de investigação e notificação de óbitos fetais na população brasileira no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020; 2) um estudo de corte transversal baseado nos dados de base populacional disponibilizados pelo DATASUS, de domínio público e de onde foram extraídas informações sobre características maternas, dados sociodemográficos, características do feto e causa do óbito de acordo com a classificação CID-10 de óbitos registrados entre 2007 e 2019. Foi estimada a taxa de óbito fetal, com intervalo de confiança de 95 (IC 95 ), de acordo com cada estado brasileiro; 3) um estudo descritivo transversal realizado em 10 centros de referência de saúde perinatal em três diferentes regiões do Brasil baseado na análise de prontuários de mulheres que vivenciaram o óbito fetal, foram selecionados os casos de óbitos fetais ocorridos entre 2009 e 2018. Foram extraídos dados sociodemográficos, histórico de gestações prévias, dados sobre a gestação que teve como desfecho o óbito fetal, as características de sua assistência pré-natal e do parto e a investigação da causa do óbito. As informações foram coletadas e registradas através de um formulário online RedCap. Resultados: Na revisão sistemática foram incluídos 55 artigos, 72,2 utilizaram uma ou mais bases de dados nacionais de acesso público, 24 dos artigos foram realizados na região sudeste e 23 deles avaliaram as causas de óbito fetal. O artigo realizado com base nos dados do DATASUS incluiu o total de 414.174 óbitos fetais ocorridos entre 2007 e 2019, a taxa de óbito fetal caiu de 11,1 para 10,2 a cada 1000 nascidos. Todas as regiões do Brasil apresentaram queda na taxa, com exceção da região norte. Na análise transversal realizada nos centros de referência, 3,390 óbitos fetais foram analisados. A taxa variou de 10.74/1,000 NV em 2009 a 9.31 em 2018. Hipóxia e causas indefinidas representaram 40.8 das causas de óbitos. Conclusão: O Brasil apresentou um padrão estacionário na sua taxa de óbito fetal e a disparidade entre as regiões é preocupante. O DATASUS é uma fonte valiosa para a análise dos óbitos, mas ainda requer aprimoramento. É necessária a padronização de processos investigativos de causas de óbitos em todos os centros de atendimento.



Candidato(a): Izabella dos Santos Brites Orientador(a): Christiane Marques Do Couto
Doutorado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Apresentação de Qualificação Data: 22/05/2024, 09:00 hrs. Local: Sala 06 - Prédio da Lego
Banca avaliadora
Titulares
Christiane Marques Do Couto - Presidente
Maria Francisca Colella Dos Santos
Ana Carolina Constantini
Suplentes
Roberta Alvarenga Reis - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Candidato(a): Carina Almeida Barjud Orientador(a): Sergio Resende Carvalho
Doutorado em Saúde Coletiva
Apresentação de Qualificação Data: 22/05/2024, 09:00 hrs. Local: Anfiteatro Pós Graduação
Banca avaliadora
Titulares
Sergio Resende Carvalho - Presidente
Camila Giugliani- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Clarissa Terenzi Seixas- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Daniele Pompei Sacardo
Suplentes
Juliana Luporini Do Nascimento
Rachel Esteves Soeiro - Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

APARELHOS DE AVANÇO MANDIBULAR NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO PEDIÁTRICA: REVISÃO GUARDA-CHUVA.

Candidato(a): Carolina Cozzi Machado Orientador(a): Almiro José Machado Júnior
Doutorado em Ciências da Cirurgia
Apresentação de Defesa Data: 22/05/2024, 09:00 hrs. Local: sala azul pós graduação
Banca avaliadora
Titulares
Almiro José Machado Júnior - Presidente
Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP- Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Ana Célia Faria
José Benedito Oliveira Amorim- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus São José dos Campos
Edilson Zancanella- Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Mônica Fernandes Gomes- Faculdade de Odontologia da UNESP - São José dos Campos
Suplentes
Bruno Bernardo Duarte - PUCCAMP
Vagner Antonio Rodrigues da Silva - Faculdade de Ciências Médicas / UNICAMP
Marianne Spalding - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Ciência e Tecnologia

Resumo


trodução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) em crianças é definida pela interrupção total ou parcial do fluxo aéreo de modo intermitente, devido ao colabamento da via aérea superior durante o sono.1 É condição frequente na infância com incidência entre 1,2 a 5,7 2 , e que pode afetar diferentes aspectos da vida da criança como cognitivo, função metabólica e cardiovascular, entre outros. Existem algumas opções de tratamento como adenotonsilectomia, terapia miofuncional, aparelhos de avanço mandibular (AAM), expansão rápida da maxila e dispositivos de pressão aérea positiva, mas ainda há dúvidas sobre qual método é mais adequado para o tratamento da AOS em crianças. Objetivo: Analisar a eficácia dos aparelhos de avanço mandibular na síndrome da apneia obstrutiva do sono em crianças. Métodos: A pesquisa foi realizada em agosto de 2021 e utilizou diversas bases de dados como: PubMed, EBSCO (Dentistry & Oral Sciences Source), LILACS, Ovid, SciELO Web of Science, EMBASE BIREME, BBO BIREME e Biblioteca Cochrane. Resultados: Somente três revisões sistemáticas e duas metanálises foram incluídas no estudo. Todos os estudos mostraram alguma melhora, não somente no aumento do espaço de via aérea, mas também na redução do índice de apneia e hipopneia, devido ao uso dos aparelhos de avanço mandibular no tratamento da apneia obstrutiva do sono em crianças. Conclusão: Apesar de haver a necessidade de mais estudos randomizados, com maior número de pacientes e critérios específicos de inclusão e exclusão para o estabelecimento adequado de protocolos de tratamento, os aparelhos de avanço mandibular podem ser considerados como parte do tratamento multidisciplinar da apneia obstrutiva do sono na infância.



Candidato(a): Daniela de Souza Paiva Borgli Orientador(a): Jose Dirceu Ribeiro
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente Coorientador(a): Mariana Zorron Mei Hsia Pu
Apresentação de Qualificação Data: 22/05/2024, 09:00 hrs. Local: Ciped sala 5
Banca avaliadora
Titulares
Jose Dirceu Ribeiro - Presidente
Eulalia Sakano
Maria de Fátima Corrêa Pimenta Servidoni- Universidade Estadual de Campinas
Suplentes
Elizete Aparecida Lomazi