Qualificações e Defesas

Resultados obtidos

Candidato(a): Raísa Sanches Uzun Nogueira Orientador(a): Tiago Henrique de Souza
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente
Apresentação de Qualificação Data: 30/01/2025, 08:30 hrs. Local: Departamento de Pediatria
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Qualificação
Titulares
Tiago Henrique de Souza - Presidente
Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas
Jamil Pedro De Siqueira Caldas
Andrea De Melo Alexandre Fraga
Suplentes
Jose Dirceu Ribeiro


Inflamação e função pulmonar na asma pediátrica: papel das citocinas e da vitamina D

Candidato(a): Lívea Gianfrancesco Correa Orientador(a): Adyleia Aparecida Dalbo Contrera Toro
Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente
Apresentação de Defesa Data: 05/02/2025, 09:00 hrs. Local: CIPED
Apresentação de Qualificação Data: 14/08/2024, 09:00 hrs. Local: CIPED
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Adyleia Aparecida Dalbo Contrera Toro - Presidente
Laura Maria de Lima Belizario Facury Lasmar- Universidade Federal de Minas Gerais
Débora Carla Chong e Silva
Emilia da Silva Gonçalves- Prefeitura Municipal de Campinas
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva
Suplentes
Natasha Yumi Matsunaga
Marina Buarque de Almeida - Universidade de São Paulo
Celize Cruz Bresciani Almeida
Apresentação de Qualificação
Titulares
Adyleia Aparecida Dalbo Contrera Toro - Presidente
Milena Baptistella Grotta Silva- Universidade Estadual de Campinas
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva
Suplentes
Emilia da Silva Gonçalves - Prefeitura Municipal de Campinas

Resumo


Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica heterogênea das vias aéreas, resultado de interações complexas entre fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, como obesidade e deficiência de vitamina D. A doença apresenta diferentes fenótipos inflamatórios, caracterizados por respostas T2 e não-T2, que podem influenciar a gravidade, o controle e a função pulmonar.

Objetivo: Investigar a associação entre citocinas inflamatórias, níveis de vitamina D, controle, gravidade e função pulmonar em crianças e adolescentes com asma, explorando as interações entre respostas T2 e não-T2.

Método: Estudo observacional transversal com 80 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos com diagnóstico de asma. O controle e a gravidade da asma foram avaliados pelos testes ACT/c-ACT e pela classificação da GINA, respectivamente. Foram realizadas espirometria pré- e pós-broncodilatador, coleta de sangue para análise das citocinas (IL-4, IL-5, IL-10, IL-13, IL-17, IFNγ, TNFα) e dos níveis séricos de 25-hidroxivitamina D (25(OH)VitD), além da análise de celularidade do escarro induzido.

Resultados: O estudo revelou uma interação entre citocinas inflamatórias, níveis de vitamina D, controle, gravidade e função pulmonar em crianças e adolescentes com asma. Níveis adequados de 25(OH)VitD (≥30 ng/ml) foram associados a melhores parâmetros espirométricos, como CVF (p=0,021) e VEF1 (p=0,035), sugerindo um impacto positivo da vitamina D na função pulmonar. Em relação às respostas inflamatórias, IL-4, IL-5, IL-10 e IL-17 apresentaram correlação negativa com a função pulmonar, enquanto IL-5 (p=0,010) e TNFα (p=0,043) estiveram significativamente associados à gravidade da asma. A IL-17 foi associada à obstrução das vias aéreas e à resposta broncodilatadora (p=0,041). Pacientes com sobrepeso ou obesidade apresentaram níveis elevados de IFNγ (p=0,048) e TNFα (p=0,039), destacando a influência do estado nutricional na inflamação. Não foram observadas diferenças significativas na celularidade do escarro entre os grupos analisados (p>0,05).

Conclusão: Os resultados indicam um perfil inflamatório misto na asma pediátrica, com respostas T2 e não-T2 contribuindo para alterações estruturais e funcionais das vias aéreas. Marcadores inflamatórios como IL-5, TNFα e IL-17 desempenham papel relevante na gravidade da asma, enquanto níveis adequados de 25(OH)VitD têm impacto positivo na função pulmonar. Esses achados reforçam a importância de uma abordagem individualizada no manejo da asma em crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Asma, citocinas, criança, inflamação, função pulmonar, vitamina D



Tempo de fluxo carotídeo como preditor da fluido-responsividae de crianças em ventilação mecânica

Candidato(a): Humberto Magalhães Silva Orientador(a): Tiago Henrique de Souza
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente Coorientador(a): Marcelo Barciela Brandão
Apresentação de Defesa Data: 20/02/2025, 14:00 hrs. Local: Departamento de Pediatria
Apresentação de Qualificação Data: 05/12/2024, 14:00 hrs. Local: Departamento de pediatria
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Tiago Henrique de Souza - Presidente
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva
Jose Dirceu Ribeiro
Suplentes
Gabriel Hessel
Apresentação de Qualificação
Titulares
Tiago Henrique de Souza - Presidente
Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas
Gabriel Hessel
Andrea De Melo Alexandre Fraga
Suplentes
Jose Dirceu Ribeiro

Resumo


Objetivo: Investigar se o tempo de fluxo carotídeo pode ser utilizado para determinar a fluido-responsividade em crianças gravemente doentes.

Métodos: Este foi um estudo prospectivo, unicêntrico, incluindo crianças em ventilação mecânica que foram submetidas à reposição volêmica a critério do médico assistente. Avaliações ultrassonográficas Doppler do fluxo sanguíneo carotídeo foram realizadas antes e após a expansão volêmica. O tempo de fluxo carotídeo corrigido (CFTca) foi calculado como o tempo da sístole/√tempo de ciclo. A média de três medições foi considerada na análise.

Resultados: Um total de 30 pacientes foi incluído, com idade e peso médios de 20 meses (IQR 7,0–65,0) e 10 kg (IQR 6,0–20,0), respectivamente. O aumento no volume sistólico induzido pela expansão do volume foi superior a 15 em 12 pacientes (respondedores). Antes da expansão do volume, o CFTca mediano foi menor nos respondentes do que nos não respondentes [290 ms (IQR 254–317) vs. 329 ms (IQR 307–343); p=0,038]. O CFTca previu a responsividade ao volume com uma área sob a curva ROC (AUC) de 0,82 (95 CI, 0,64-0,93; p<0,001). O melhor valor de corte para o CFTca foi 312 ms (sensibilidade, 91,7 ; especificidade, 77,8 ; valor preditivo positivo 73,3 , valor preditivo negativo, 93,3 ). O grupo de pacientes com CFTca<312 ms apresentou maior responsividade a fluidoterapia, com uma OR de 17,5 (95 CI, 2,7-114,8) e uma razão de risco de 5,7 (95 CI, 1,5-21,8).

Conclusão: A análise do tempo de fluxo carotídeo tem o potencial de ser um método preciso para prever os efeitos hemodinâmicos da expansão volêmica em crianças sob ventilação mecânica invasiva.



Avaliação da Ocorrência de Parasitos Intestinais em População de dois Municípios Noroeste Paulista com o Emprego do Sistema DAPI

Candidato(a): Vitória Castilho Stéfano Orientador(a): Jancarlo Ferreira Gomes
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente Coorientador(a): Bianca Martins dos Santos
Apresentação de Defesa Data: 21/02/2025, 10:00 hrs. Local: Sala 05 CIPED
Apresentação de Qualificação Data: 16/10/2024, 10:00 hrs. Local: Sala 07 Legolandia
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Jancarlo Ferreira Gomes - Presidente
Universidade Estadual de Campinas- Universidade Estadual de Campinas
Felipe Augusto Soares- Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Katia Denise Saraiva Bresciani- Universidade Estadual Paulista - Campus de Araçatuba
Suplentes
Gustavo Felippelli - Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba
Alex Akira Nakamura - Universidade Estadual Paulista - Campus de Araçatuba
Apresentação de Qualificação
Titulares
Jancarlo Ferreira Gomes - Presidente
Universidade Estadual de Campinas- Universidade Estadual de Campinas
Felipe Augusto Soares- Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Gustavo Felippelli- Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba
Suplentes
Alex Akira Nakamura - Universidade Estadual Paulista - Campus de Araçatuba

Resumo


As enteroparasitoses humanas são altamente prevalentes no mundo, constituindo em um sério problema de Saúde Pública. O diagnóstico dos agentes causadores destas doenças é feito basicamente pelo emprego do Exame Parasitológico das Fezes (EPF), por praticidade e baixo custo. Para tanto, os laboratórios de análises clínicas utilizam-se de técnicas convencionais e/ou kits comerciais, desenvolvidos na sua maioria em anos remotos, cujos desempenhos diagnósticos deixam a desejar por mostrarem sensibilidades baixas ou moderadas que podem oscilar de 30,2 a 77,8 , respectivamente. Diante destas adversidades, e com a finalidade de oferecer alternativas mais eficientes para esta modalidade de diagnose, uma pesquisa de cunho interdisciplinar vem sendo aplicada por anos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para avaliar a ocorrência das enteroparasitoses utilizando Diagnóstico Automatizado de Parasitos Intestinais (DAPI), em dois municípios do Noroeste Paulista, Araçatuba e Coroados. O sistema DAPI é constituído por três etapas, a saber: (i). Colheita, homogeneização, preservação, transporte e processamento laboratorial de material fecal, para a preparação de esfregaço em lâmina de microscopia por meio do uso de um novo protocolo parasitológico; (ii). Detecção e aquisição automatizada de imagens com parasitos em lâmina de microscopia; e, por fim, (iii). Análise computadorizada de imagens para a identificação (classificação) de estruturas parasitárias intestinais. Convém enfatizar que este novo sistema de diagnóstico apresentou alta sensibilidade em um estudo recente de validação intralaboratorial. Sendo assim, o presente plano de trabalho teve como objetivo específico avaliar a ocorrência dos parasitos intestinais com auxílio do DAPI em amostras fecais de voluntários de um público escolar e adulto de Araçatuba, SP e Coroados, SP. Foram processadas pelo Protocolo Parasitológico do DAPI, com também pela técnica parasitológica (Lutz/Hoffman, Pons & Janer) recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, 193 amostras, sendo 28 de Araçatuba,SP e 165 de Coroados,SP. A análise e os laudos dos resultados foram realizados por telediagnóstico, e como forma de analisar a distribuição espacial das enteroparasitoses deste público realizou-se o geoprocessamento dos resultados com as respostas dos questionários epidemiológicos. Ocorreu apenas 1 caso positivo em Araçatuba,SP e 10 em Coroados, SP, todos relacionados a protozoários. Houve correlação estatística significativa entre a positividade no exame parasitológico e doenças respiratórias (p-value=0.0301) e também para dores abdominais (p=0.0053). Neste estudo o Protocolo Parasitológico do DAPI teve 95,09 de especificidade, e 50 de sensibilidade. Por fim, este pode ser considerado o primeiro inquérito epidemiológico de doenças parasitárias realizado nos municípios de Araçatuba e Coroados que utilizou um protocolo de diagnóstico automatizado, telediagnóstico bem como, o geoprocessamento dos dados obtidos, para estabelecer a ocorrência dessas parasitoses, de forma que possa ser utilizado na criação de políticas públicas locais de prevenção e controle como ações de educação em saúde, por exemplo, a respeito do problema dos parasitos intestinais.



Associação entre Experiências Adversas na Infância e Saúde Mental em Mães de Lactentes

Candidato(a): Carina Paula Brantegani Girardelli Orientador(a): Marcos Tadeu Nolasco Da Silva
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente
Apresentação de Defesa Data: 27/02/2025, 10:00 hrs. Local: CIPED
Apresentação de Qualificação Data: 18/12/2024, 14:00 hrs. Local: Sala 03 CIPED
Banca(s) avaliadora(s)
Apresentação de Defesa
Titulares
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva - Presidente
Suplentes
Apresentação de Qualificação
Titulares
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva - Presidente
Eloisa Helena Rubello Valler Celeri
Paulo Dalgalarrondo
Suplentes
Amilton Dos Santos Junior

Resumo


Os Eventos Adversos na Infância (EAI) são associados a maus resultados de saúde mental à longo prazo. Nada obstante, o conhecimento sobre a prevalência dos EAI e as consequências relacionadas ainda é escasso entre adultos de países da América do Sul. Neste trabalho, foi examinada a prevalência autorrelatada de cinco formas diferentes de EAI em uma amostra de 106 mulheres brasileiras, especificamente do estado de São Paulo, mães lactentes de bebês entre 0 e 11 meses e 29 dias.

Avaliamos quantitativamente a associação entre prevalência de Traumas e fatores demográficos e sociais, associação entre a prevalência traumas e características psicossociais, como risco de depressão de pós-parto, qualidade de vida, personalidade e suporte social e também a prevalência de traumas e marcadores de ativação inflamatória. Dados transversais usando o Childhood Trauma Questionnaire, ou Questionário Sobre Traumas na Infância - QUESI, World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) Group - Instrumento Abreviado de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde, Escala de Percepção de Suporte Social (MOS-SSS) – Medical Outcomes Study Social Support Survey, Inventário de Personalidade Revisado e Abreviado (NEO-FFI-R), Escala de depressão pós-natal de Edimburgo (EDPNE) e Questionário de classificação socioeconômica foram analisados.

Os dados relativos à prevalência de Trauma na Infância na população estudada foram apresentados com base na presença de “Qualquer Abuso” ou “Qualquer Negligência” versus “Nenhum Abuso” ou “Nenhuma Negligência. A prevalência consolidada de 34,9 de Abuso Emocional (AE), 10,4 de Abuso Físico (AF), 5,7 de Abuso Sexual (AS), 33 de Negligência Emocional (NE), e 11,3 de Negligência Física (NF) foi detectada no estudo. O Abuso Emocional, a Negligencia Emocional e Física foram detectados com escores significativos nas análises dos fatores psicossociais, no acesso aos serviços de saúde, bem como na qualidade de vida e percepção de suporte social da população estudada.

Nossos resultados sublinham os potenciais efeitos prejudiciais, principalmente, de abusos e negligências, físicas e emocionais na infância de mães lactentes, salientando a necessidade de aprimorar a prevenção através de ações de intervenção para reduzir a exposição e as consequências dos EAI.



PROTOCOLO DE APLICAÇÃO DO “PACIENTE BLOOD MANAGEMENT” AO MANEJO DO PACIENTE CRÍTICO

Candidato(a): Eryc Abido Blumer Orientador(a): Mauricio Wesley Perroud Junior
Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica
Apresentação de Defesa Data: 22/01/2025, 09:00 hrs. Local: SALA DE CONFERÊNCIA DA TERAPIA INTENSIVA
Banca avaliadora
Titulares
Mauricio Wesley Perroud Junior - Presidente
Hudson Henrique Gomes Pires- Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Ana Paula Devite Cardoso Gasparotto- Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
Suplentes
Paulo Roberto Juliano Martins - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Eder De Carvalho Pincinato

Resumo


Patient Blood Management (PBM) é definido como uma aplicação multidisciplinar de condutas médico-cirúrgicas baseadas em evidência destinadas a preservar níveis de hemoglobina (Hb), otimizar hemostasia e minimizar perda de sangue, em um esforço para melhorar desfechos clínicos. Sob essa perspectiva, no contexto de Terapia Intensiva, o uso de hemocompenentes integram parte do cuidado diário ao paciente crítico, seja no momento de requisição e coleta de amostras para exames laboratoriais, no manejo de sangramentos espontâneos ou secundários à assistência, ou mesmo na transfusão de hemocomponentes para tratamento de anemia adquirida ou agravada na internação. Dessa forma, o presente trabalho prestou-se a elaborar um protocolo assistencial que desse embasamento ao PBM aplicado ao ambiente de UTI, ao utilizar como substrato um estudo observacional, retrospectivo, transversal feito através de análise de prontuário, cujo público-alvo foi composto por pacientes 200 pacientes acima de 14 anos com diagnóstico de AVC na admissão hospitalar ou durante ela, com o objetivo de mapear parte do manejo atual de sangue em leito intensivo, especificamente em sua estadia em UTI. Foram analisados os prontuários entre os anos 2022 e 2023, as principais variáveis analisadas foram o número de dias de internação em UTI, Hb de admissão (entrada), volume de sangue espoliado por coleta de exames total, número de transfusões de concentrados de hemácias e número de eventos hemorrágicos clinicamente significantes. Como esperado (em consonância com a literatura vigente) o número de dias de internação em UTI e o volume total de sangue espoliado são diretamente proporcionais, além disso, entre os transfundidos, a quantidade de sangue espoliado também foi maior. O número de eventos hemorrágicos com possível impacto sobre Hb foi infrequente (11 pacientes). Ao considerar os dados obtidos, além da literatura já consagrada, foram inclusas no protocolo orientações para fatores de risco para transfusão ao longo da internação, orientações de coleta de amostra de sangue, bem como uso racional de exames laboratoriais, limiares de transfusão e manejo de coagulopatias, em linhas gerais, além de pontuar causas reversíveis de anemia.



Candidato(a): Eduardo Vieira Couto Orientador(a): Carlos Takahiro Chone
Doutorado em Ciências da Cirurgia
Apresentação de Qualificação Data: 23/01/2025, 08:00 hrs. Local: Integralmente à Distância
Banca avaliadora
Titulares
Carlos Takahiro Chone - Presidente
Fernanda Viviane Mariano- Universidade Estadual de Campinas
Ligia Traldi Macedo- Faculdade de Ciências Médicas / UNICAMP
Almiro José Machado Júnior- Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Suplentes

Candidato(a): Maria Victória Candida Gaitero Orientador(a): Fernanda Garanhani De Castro Surita
Mestrado em Tocoginecologia Coorientador(a): Ticiana Aparecida Alves de Mira
Apresentação de Qualificação Data: 23/01/2025, 09:00 hrs. Local: Sala de Reunião - CAISM
Banca avaliadora
Titulares
Fernanda Garanhani De Castro Surita - Presidente
Patricia Moretti Rehder
Larissa Rodrigues
Suplentes
Patricia Moretti Rehder
Marcela Ponzio Pinto e Silva - Universidade Estadual de Campinas

AVALIAÇÃO DA RETINOPATIA FALCIFORME EM RETINAS DE CAMUNDONGOS HUMANIZADOS HBSS-TOWNES: CARACTERIZAÇÃO DA RETINA E EXPRESSÃO DE GENES CANDIDATOS

Candidato(a): Ana Rafaela Carvalho Monte Orientador(a): Monica Barbosa De Melo
Mestrado em Clínica Médica Coorientador(a): Ana Carolina Lima Camargo
Apresentação de Defesa Data: 23/01/2025, 09:00 hrs. Local: Auditório do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética - CBMEG
Banca avaliadora
Titulares
Monica Barbosa De Melo - Presidente
Magnun Nueldo Nunes Dos Santos
Daniela Maria Oliveira Bonci
Suplentes
Marcus Alexandre Finzi Corat
Caroline Nascimento Barquilha

Resumo


A retinopatia falciforme (RF) é uma complicação comum na anemia falciforme (AF), caracterizada por vaso oclusão na microvasculatura da retina, levando a anormalidades da retina e perda de visão. Estudos indicam um envolvimento potencial do sistema Slit/Robo na angiogênese e vasculogênese na neovascularização retiniana. Assim, nosso estudo teve como objetivo avaliar a expressão gênica dos genes Slit2 e Robo1 em tecido retiniano usando um modelo murino humanizado de AF. Foram utilizados camundongos fêmeas de oito meses de idade C57BL/6J (controle) e HbSS-Townes (N=7/grupo). As funções de atividade da retina foram medidas por meio do sistema de eletrorretinograma (ERG) UTAS-E3000. Posteriormente, os globos oculares foram coletados e as retinas isoladas e coradas com hematoxilina e eosina (HE). O sangue foi coletado para avaliação dos parâmetros hematológicos, prosseguindo-se com a determinação do peso corporal e do baço. A expressão dos genes Vegf, Hif, Slit2 e Robo1 foi avaliada por RT-qPCR. O ERG mostrou redução da amplitude nas ondas a e b, além de alteração nos tempos de latência, confirmando as características de isquemia retiniana. Os parâmetros hematológicos foram significativamente diferentes ao comparar C57BL/6J vs. HbSS, indicando anemia e hemólise em camundongos HbSS. Além disso, camundongos HbSS exibiram esplenomegalia, uma característica comum em pacientes com AF. A análise morfológica revelou alterações nas camadas da retina de camundongos HbSS, com aumento de vasos na camada ganglionar e alterações estruturais na camada nuclear interna, sugerindo degeneração e disfunção retiniana. A expressão dos genes Vegf, Hif, Slit2 e Robo1 foi aumentada em camundongos HbSS, sugerindo o envolvimento desses genes na RF. Slit2 e Robo1 são receptores guiados por axônios que contribuem para a angiogênese retiniana e o desenvolvimento de neovascularização ocular patológica. Estudos sugeriram um papel potencial para a via Slit-Robo em outros tipos de retinopatia, como retinopatia da prematuridade e retinopatia diabética. Nesse contexto, eles poderiam estar envolvidos na angiogênese em indivíduos com RF. Em resumo, nossos resultados sugerem que Slit2 e Robo1 podem desempenhar um papel importante no processo de angiogênese e neovascularização da retina em camundongos com RF. Assim, uma melhor compreensão do papel dos genes Slit2 e Robo1 em anormalidades da retina poderia contribuir para o avanço do conhecimento da fisiopatologia do RF.



Candidato(a): Matheus Nascimento da Silva Orientador(a): Joao Renato Bennini Junior
Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica
Apresentação de Qualificação Data: 23/01/2025, 09:00 hrs. Local: Sala de reuniões da Superintendência do CAISM
Banca avaliadora
Titulares
Joao Renato Bennini Junior - Presidente
Marcelo Luís Nomura- Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - UNICAMP
Carlos Roberto Silveira Correa
Suplentes
Rodrigo Menezes Jales