11º CPEM: Abertura tem conferência sobre profissionalismo docente e apresentação musical

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 20/04/2018 - 11:12

Aconteceu na tarde de ontem (19), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a abertura oficial do 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM). Pela primeira vez, uma edição do congresso é sediada numa Universidade pública. Até o dia 21 de abril, mais de 700 congressistas participam de conferências, mesas-redondas, oficinas, simulações e apresentações de 130 trabalhos científicos e relatos de casos. O congresso vai discutir vários assuntos ligados à formação médica, com o eixo principal ligado à ética e ao profissionalismo.

“Devemos e podemos mudar o ensino em saúde. A realização desse congresso em Campinas é um sonho concretizado, principalmente num momento em que o Sistema Único de Saúde sofre ataques. Esse tipo de risco deve estar sempre no nosso horizonte como uma possível agressão à saúde dos brasileiros”, disse Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM e presidente do 11º CPEM.

Para o diretor-presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), Luis Sigisfredo Brenelli, disse que a Unicamp tem uma história interessante na ABEM. Zeferino Vaz, reitor da Unicamp, assinou em 1962 a fundação da ABEM e Silvio Carvalhal, professor da FCM, foi um dos primeiros diretores da associação, com ideias de ensino avançadas para a época. “Ficamos emocionados com a recepção aqui na Unicamp. Nosso papel é formar de um bom profissional acima de qualquer disputa ideológica ou política”, revelou Brenelli.

Eliana Amaral, pró-reitora de Graduação da Unicamp, disse a construção participativa do congresso e da evolução da educação médica no Brasil deve ser um exemplo para outras áreas. Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, destacou a importância do congresso para a Universidade e da satisfação de participar da abertura do congresso no dia em que completa um ano de gestão frente à reitoria.

A conferência de abertura foi proferida por Yvonne Steinert, professora e pesquisada da MacGill University, do Canadá.  O tema da conferência foi A identidade profissional e o profissionalismo de docentes e discentes. Steinert fará outra palestra nessa sexta-feira (20), às 16 horas, sobre o desenvolvimento docente para a próxima década. O coral Zíper na Boca fez o encerramento da abertura com congresso com uma apresentação musical baseada em filmes e musicais da Broadway.

O 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio, Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. A programação completa está disponível no site do 11º CPEM (www.fcm.unicamp.br/eventos/cpem). O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais usando as hashtags #fcmunicamp, #cpem, #cpemunicamp e #educacaomedica

11º CPEM

Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O encontro científico acontece de 19 a 21 de abril de 2018, no município de Campinas, interior de São Paulo, com o objetivo de promover a discussão e a construção coletiva de temas atuais e de interesse de escolas médicas, profissionais e gestores da Saúde.

Veja matérias do primeiro dia do 11º CPEM:

Eu sou você amanhã e o X da aprendizagem

Assédio moral na Residência Médica

Simulação realista no tratamento de urgências

Realização:

Patrocínio: