Curso de Verão em Farmacologia da FCM atrai jovens pesquisadores à Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 16/01/2020 - 09:18

De 13 a 23 de janeiro, o programa de pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe 16 alunos do Brasil das áreas de Farmácia, Medicina, Biologia, Biomedicina e Nutrição dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pará, Distrito Federal, Paraíba e Tocantins. Eles foram selecionados para o III Curso de Verão em Farmacologia dentre 86 candidatos inscritos. Em 2018, foram 60 inscritos que participaram do processo seletivo. Esse ano, o aumento pela procura do curso foi de 28% em comparação ao ano anterior.

“Nosso objetivo é divulgar o programa de pós-graduação e linhas de pesquisa para o Brasil inteiro e atrair jovens pesquisadores para a Unicamp. Esse ano, dois alunos que participaram do primeiro e do segundo Curso de Verão farão mestrado e doutorado aqui conosco”, revelou Fabíola Taufic Mônica Iglesias, coordenadora do programa de pós-graduação em Farmacologia.

Thales Viana Labourdette Costa terminou a graduação em Farmácia a Universidade de Brasília (UnB) e, desde que se formou, vem procurando cursos para se especializar e, assim, desenvolver uma boa pesquisa. “Gostaria de trabalhar com novos medicamentos para o tratamento de câncer e de fazer estágio nessa área aqui na Unicamp, se possível”, disse Thales.

Natália Laisa Furlanetti dos Santos e Lais Resende Gontijo estudam Medicina em Palmas, na Universidade Federal do Tocantins. Natália revelou que se inscreveu no curso para ter experiência universitária em outro lugar. “Quero ter essa experiência antes do final da graduação para ver se vou para a docência ou não”, disse. Lais já foi monitora de farmacologia e revelou que “a pesquisa da Universidade Federal do Tocantins está engatinhando, por isso decidir fazer o Curso de Verão na Unicamp”.

A novidade desse ano é que, após o término do Curso de Verão, os alunos poderão ficar até dez dias fazendo estágio nos laboratórios do Departamento de Farmacologia da FCM. “Ao longo da semana, eles vão escolher a linha de pesquisa e o orientador que desejam. Depois do curso, eles poderão ficar de uma semana até dez dias fazendo estágio na área de Farmacologia dentro de nossos laboratórios”, revelou Fabíola.

A Comissão Organizadora do III Curso de Verão é composta pelos doutorandos Beatriz Pereira, Felipe Fernandes, Matheus Leite, Gabriela Bertolloto, Gabriela Reolon e pela pós-doutoranda Rita de Cássia Collaço."Desejamos que o curso prossiga e se consolide nos próximos anos", Gabriela Bertolotto. O curso é gratuito e tem o patrocínio da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), SELLEX e da farmácia Viva Farma, de Mogi Mirim.