Decano da segunda turma de medicina profere aula magna para calouros da FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 07/03/2019 - 14:08

O médico obstetra João Luiz de Carvalho Pinto e Silva, decano da segunda turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e professor titular do Departamento de Tocoginecologia, proferiu a aula magna para os calouros do curso de Medicina. A aula foi acompanhada pelos pais, familiares e autoridades presentes na noite de segunda-feira (25) no auditório da FCM.

Embargado por forte emoção ao iniciar a aula magna, João Luiz sabe como poucos a história da faculdade e a própria Unicamp. Partindo de 1940 – quando se começou a luta pela instalação de uma faculdade de Medicina em Campinas –, o médico formado pela FCM resgatou fotos antigas, recortes de jornal e histórias de sua vivência desde 1964, quando assistia aula no teatro Carlos Gomes, que existia no centro de Campinas.

João Luiz lembrou que a FCM levou 50 anos para atingir o grau de excelência que lhe confere uma posição privilegiada entre as melhores faculdades do Brasil. “Vocês estão entrando, seguramente, na melhor faculdade de medicina do país”, disse. Como contraponto, o médico da Unicamp criticou o aumento rápido e excessivo de escolas médicas no país e o uso da tecnologia em detrimento ao atendimento clínico.

“Cuidado com os feitiços dos novos tratamentos, das novidades terapêuticas, do apelo fácil das tecnologias. Essas novidades, ditas muitas vezes como científicas, são mal testadas e não são adequadas às características de nossa população”, alertou.

Ao final de sua apresentação, João Luiz pontuou qual é a medicina que ele espera: uma medicina justa, que se oponha às desigualdades e facilite o acesso das pessoas aos serviços de saúde; que lute contra a fragmentação dos tratamentos e estimule a troca de informação e conhecimento entre os profissionais da saúde; que respeite o meio ambiente, os ecossistemas, os valores, expectativas e desejo das pessoas e use, corretamente, os recursos públicos disponíveis e evite desperdícios.

“Entendam que em medicina fazer mais, não quer dizer fazer o melhor. Atuem com cuidado, equilíbrio e empatia. Sejam bem-vindos”, finalizou João Luiz.

A aula magna foi precedida por uma mesa de abertura, da qual participaram a coordenadora de graduação do curso de Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos; o coordenador associado do curso de Medicina, Fábio Hüsseman Menezes; a coordenadora do internato médico, Simone Appenzeller; o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino; o diretor associado da faculdade, Cláudio Saddy Rodrigues Coy e a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral.

Joana Fróes deu as boas-vindas a todos os calouros e destacou a dificuldade que enfrentaram ao passarem por um vestibular extremamente competitivo. "A competição para ingressar na Unicamp ficou lá fora. A FCM é uma grande família e, agora, vocês fazem parte dela”, disse Joana, satisfeita com a chegada dos novos alunos.

Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM, reforçou a etapa vencida pelos estudantes e parabenizou os pais por essa conquista. “Eu já vivenciei isso que vocês estão sentindo”, comentou. Como um dos alunos também formados pela 11ª Turma de Medicina da FCM, Zeferino lembrou que os primeiros que chegaram à faculdade têm muitas histórias de crescimento, enfrentamento e vitórias.

“A medicina envolve pessoas e o componente humano é fundamental. Temos uma equipe de profissionais para oferecer a vocês o melhor curso possível. Daqui há seis anos vocês verão a transformação interna e externa de vocês. Tenho um prazer imenso de recebê-los aqui na FCM”, disse o diretor da FCM.

Eliana Martorano Amaral, pró-reitora da Graduação da Unicamp e também professora do Departamento de Tocoginecologia da FCM, disse que nesses dias estão entrando 3.500 novos estudantes na Universidade. Segundo Eliana, a experiência dos professores e o nível do curso de medicina da Unicamp é realmente destacado e ela tem certeza de que os novos alunos fizeram a melhor escolha.

“A formação de nossos médicos prima pela qualidade e pelo humanismo. As pessoas precisam aprender a conviver com outras pessoas, com a diferença. Isto, em medicina, é inquestionável. Aqui, vocês terão a melhor educação em medicina do país. A Unicamp tem muito a oferecer. Aproveitem!”, aconselhou Eliana.