Diminuição de postos de trabalho, automação e robotização são fatores de adoecimento entre trabalhadores

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 19/08/2019 - 09:45

O trabalho do futuro e o impacto na saúde mental foi um dos temas do 19º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, ocorrido nos dias 6 e 7  de junho no Teatro Municipal da Paulínia. O Congresso reuniu mais de mil pessoas e contou com a participação de professores da Unicamp dentre os palestrantes convidados.

Marcia Bandini, professora da área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Ricardo Baccarelli Carvalho, médico psiquiatra ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) foram os palestrantes convidados do primeiro painel do evento. A mediadora foi desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla.

Durante sua palestra, Marcia destacou como fatores de adoecimento mental as mudanças nos modelos formais de trabalho e seu impacto na criação e manutenção do emprego no futuro. De acordo com a especialista da FCM, dentre os principais fatores de diminuição de postos de trabalho, estão a automação e a robotização, que não só reduzem as vagas, mas também modificam o próprio trabalho.

“O aumento da terceirização, mudanças nos perfis demográficos e nas legislações e aumento do trabalho por meio de plataforma digital, além de processos migratórios em decorrência de catástrofes climáticas, também reforçam o quadro de alterações nas relações de trabalho. O grande desafio para o futuro será encontrar soluções não só para o trabalho, mas também para as causas multifatoriais dos transtornos mentais”, disse Márcia, durante sua apresentação.

Bandini concedeu entrevista para a edição do Boletim da FCM que aborda saúde e trabalho. Em uma de suas respostas, ela destacou que hoje, temos o trabalho na palma da mão, mas que o processo saúde-doença não é novo. “Quem descreveu a primeira doença relacionada ao trabalho foi Hipócrates, por meio de um relato de intoxicação por chumbo”, disse Bandini.

Leia aqui a entrevista completa de Márcia Bandini para o Boletim da FCM.

O Congresso teve ainda a participação de Ricardo Antunes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Roberto Funes Abrahão, professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Antunes participou do painel sobre o futuros dos sindicatos e Abrahão do painel sobre trabalho rural no século XXI.

Veja também:
Primeiro painel do Congresso do TRT-15 debate o impacto do trabalho do futuro na saúde mental dos trabalhadores

Fonte: TRT15