Pós em Ciências da Cirurgia da FCM comemora 30 anos com reflexão sobre a pós-graduação no Brasil

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 14/11/2018 - 09:38

Na manhã da última quarta-feira (7), o Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp celebrou três décadas de existência. A atividade de comemoração de aniversário contou com uma programação intensa de palestras sobre as conquistas e os desafios da pós-graduação no Brasil, proferidas pelos professores da FCM, Raquel Franco Leal, Gustavo Pereira Fraga, Ilka de Fátima F.S. Boin, Ubirajara Ferreira, Nelson Adami Andreollo e João José Fagundes, pela representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Freitas, e pelo convidado internacional, professor titular da Universidade de Chicago, Eugene Chang.

Anfitriã do evento, a coordenadora do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal, destacou em sua fala de abertura, a qualidade e a competência do corpo docente que integra o programa. “Hoje podemos dizer que contamos com novos docentes e docentes maduros, dispostos a novos desafios, como a implantação da pós-graduação interinstitucional nos níveis de mestrado e doutorado e maior internacionalização do programa”. A vinda do professor Eugene Chang com participação efetiva nas Disciplinas do PPGCC no dia anterior a essa comemoração reforçou essas ações de internacionalização.

O professor titular da Universidade de Chicago, Eugene Chang,  durante visita à diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Da esquerda para direita: o coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, Gustavo Pereira Fraga; a coordenadora do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal; o professor Eugene Chang; e o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino.

Raquel explicou, também, que o evento de comemoração de aniversário do PPGCC da FCM teve como objetivo – além de aproximar docentes, discentes e egressos do curso – consolidar uma política de educação continuada, permitindo a reciclagem profissional e o estabelecimento de novas parcerias. “Esse foi o nosso objetivo ao propor a realização de palestras focadas em temas atuais, relacionadas à pós-graduação e que fosse de interesse comum aos docentes, discentes e egressos”, ressaltou.

Coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Cláudia Viana Maurer Morelli fez menção à grande inserção social do programa, um dos requisitos avaliados pela Capes. “Nos próximos anos, a inserção social terá um peso maior na avaliação da Capes, que tem mudado a sua maneira de avaliar os programas de pós-graduação. O PPGCC da FCM é um programa que já apresenta essa característica há alguns anos”, disse.

A professora Cláudia Regina Cavaglieri, na ocasião representando a pró-reitora de pós-graduação da Unicamp, Nancy Lopes Garcia, falou sobre a maturidade do programa de pós-graduação da FCM. “30 anos não é pouco. Vocês tiveram um grande legado construído nesse período, tanto na formação de profissionais médicos e não médicos, como também no que se refere à produção de conhecimento. Com certeza o programa apresenta uma história muito bonita na trajetória científica do país”.

A assessora da PRPG da Unicamp disse, ainda, que apesar das incertezas sobre o futuro das atividades de C&T e da pós-graduação no país, as universidades contam com atividades que não podem ser ignoradas. “Nos momentos de desafios sempre encontramos um fio de esperança. Temos muitas coisas boas acontecendo na universidade e no país. Esperamos continuar com a nossa trajetória de formação, de excelência e qualidade”, disse Cláudia, sobre as novas perspectivas apresentadas pelo Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Unicamp, aprovado pela Capes, em meados do mês de abril.

Em sua fala, o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, deu ênfase ao espaço conquistado pela área de pós-graduação, na trajetória da faculdade. “Apesar de muito jovem, com apenas 56 anos, a FCM tem uma trajetória de muito sucesso. Hoje, a unidade conta com, aproximadamente, 850 alunos de graduação e cerca de 2.200 alunos de pós-graduação. Esse é um indicador concreto do quanto essa área, da qual o PPGCC faz parte, é importante para a faculdade. Que possamos continuar nesse caminho de sucesso e bons resultados em benefício da comunidade que nos financia”, disse.

Concordando com a fala da assessora da PRPG, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que o momento atual é de incertezas quanto ao futuro da C&T, no Brasil, e que diante de tal cenário, é preciso que a comunidade científica esteja atenta e conectada com as questões relativas à pós-graduação, sobretudo no que se refere à política de avaliação da Capes.  “Esperamos que o os novos gestores da Capes e do CNPq tenham um olhar de continuidade em relação a um projeto que tem dado certo, apesar de todas as crises. Temos um sistema de pós-graduação forte e importante no país, construído nos últimos 60 anos”, disse.


Homenagens e apresentação musical

A programação de aniversário de 30 anos do PPGCC da FCM também contou com solenidade de homenagem aos ex-coordenadores do programa: Nelson Rodrigues Neto (1988-1991) in memoriam, Ubirajara Ferreira (1991-1993), Nelson Adami Andreollo (1993-1995), Ana Terezinha Guillaumon (1995-1997), Juvenal Ricardo Navarro Góes (1997-1999) in memoriam, Mário Mantovani (1999-2001, 2001-2003) in memoriam, Lourenço Sbragia Neto (2003-2005, 2005-2007), Joaquim Murray Bustorff Silva (2007-2009, 2009-2011), Ilka de Fátima S.F. Boin (2011-2013, 2015-2017), Orlando Petrucci Junior (2013-2015).

Para encerrar a comemoração de 30 anos de trabalho e dedicação, os alunos, professores e egressos do PPGCC foram contemplados com a apresentação dos musicistas Fábio Hüsemann Menezes (docente do Departamento de Cirurgia da FCM), Paulo Dalgalarrondo (docente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM), Klaus Weiss (aluno de Medicina da FCM) e Tristan Guillermo Torriani (docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp). Na ocasião, eles executaram a “Ária de Lyonel”, da ópera “Martha”, de Friedrich Von Flotow; “Land of Hope and Glory”, de Edward Elgar; e “Sinfonia das Crianças”, de Edmund Angerer.


Notícias relacionadas
FCM promove o V Symposium of Student Exchange
SMS promotes the V Symposium of Student Exchange
Unicamp receives professor Eugene B. Chang, gastroenterologist from Chicago University