Programas de Residência Multiprofissional apresentam TCCs e celebram conclusão dos cursos
No dia 17 de fevereiro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de 14 alunas da sexta turma da Residência Multiprofissional em Saúde Mental. No dia 27 de fevereiro, 15 alunas da Residência Multiprofissional em Saúde celebraram o encerramento do curso em uma cerimônia no anfiteatro 1 da FCM.
Os programas de Residência Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde existem na Unicamp desde 2013. Em 2020, completam seu oito anos de funcionamento. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde são iniciativas dos são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais.
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
As apresentações trouxeram à tona discussões teóricas e práticas acerca das atividades desenvolvidas em diferentes pontos de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Estiverem presentes no dia das apresentações, os residentes, trabalhadores e gestores de serviços, estudantes de pós-graduação e usuário de serviços de saúde mental. “Com a apresentação dos TCCs, a universidade pública ratifica seu compromisso com o fortalecimento e qualificação da Política Pública de Saúde e da Política Pública de Saúde Mental”, disse Bruno Emerich, preceptor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM.
Os trabalhos apresentados estarão, em breve, disponíveis para a leitura em TCC | Faculdade de Ciências Médicas.
Residência Multiprofissional em Saúde
A cerimônia de encerramento da sétima turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, áreas de concentração Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde do Adulto e do Idoso foi marcada por muita emoção. Bianca Neves foi a oradora da turma, que discursou para familiares e convidados. Bianca disse que como enfermeira, desde a graduação, é ensinada a exercer a liderança e essa, para ela, seja talvez a tarefa mais difícil de ser aperfeiçoada, pois a equipe de trabalho envolve muitas profissões diferentes.
“Compreender a complexidade que envolve o trabalho multiprofissional, requer que nós tenhamos muito respeito, humildade e conhecimento sobre a profissão do colega. Realizamos esse trabalho ao longo desses dois anos, a cada dia aprendendo mais e melhorando as nossas condutas. E apesar de todos os perrengues e tropeços pelo caminho, seguimos firmes e unidos. Esse foi o meu maior aprendizado nessa residência, o companheirismo”, disse Bianca em seu discurso.
A solenidade contou com a presença das professoras Suzimar de Fátima Benato Fusco, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp; Luciana de Lione Melo, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Unicamp e Maria Francisca Colella dos Santos, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM e coordenadora do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde e anfitriã do evento.