Biblioteca da FCM recebe espaço temático de imersão em realidade virtual de anatomia humana
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
05 de setembro de 2023

A biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp inaugurou em agosto de 2023 espaço temático de imersão virtual em anatomia humana. A criação do ambiente foi possível por meio da escolha da unidade pelo 1º Edital de Modernização das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), de 2022. O projeto “Realidade Virtual como apoio ao estudo de anatomia humana: ressignificar a experiência de autorregulagem na aprendizagem”, foi classificado na categoria tipo 1, com recurso de R$ 74 mil.

Com isso, a biblioteca passa a ser a primeira da Unicamp a possuir equipamentos de realidade virtual (RV). O espaço temático, localizado no 1º piso da unidade, reúne dois kits de RV - que compreendem óculos e notebook de alta performance -, livros e obras históricas de anatomia. Segundo Rosana Evangelista-Poderoso, coordenadora de serviço da biblioteca, o projeto tem como objetivo principal criar ambiente de imersão virtual em anatomia do corpo humano, ressignificando o uso do espaço da unidade.

“O equipamento será utilizado para que o aluno esteja imerso numa realidade com imagens 3D de altíssima qualidade, onde possa observar detalhes que, num livro de anatomia, não seria possível”, disse Rosana, lembrando que a RV é aliada para inovar as formas de estudo. Ainda segundo a coordenadora, o espaço temático serve também ao propósito do ensino, já que a interface permite que os docentes gravem aulas utilizando a RV, e as deixem disponíveis para os alunos acessarem.

Equipamentos foram demonstrados na Unicamp de Portas Abertas - UPA 2023. Foto: Mário Moreira/CAAC

O espaço deve atender a comunidade direta da biblioteca, que compreende cerca de 5 mil estudantes que circulam pela FCM, além de outros alunos da Unicamp que aprendem anatomia humana em sua formação, como engenheiros, biólogos, químicos, físicos e educadores. O projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico Biblioteca para o período 2020-2024.

“O equipamento que está sendo disponibilizado foi contemplado por edital da Universidade e reproduz fidedignamente a anatomia, ajudando muito, tanto no aprendizado interativo entre professor e aluno, quanto no estudo do aluno na biblioteca. Na Unicamp de Portas Abertas (UPA), os visitantes acharam bacana e demonstraram muito interesse”, declarou o diretor da FCM, professor Cláudio Coy.

Espaço temático de anatomia humana montado na biblioteca da FCM. Foto: Rosana Evangelista-Poderoso/Biblioteca

Sobre o equipamento

O Atrium - laboratório de anatomia humana em realidade virtual - permite estudar livremente o corpo humano feminino e masculino em 3D com o máximo de fidelidade, simulando o aspecto vivo e real. São 13 sistemas, 7 partes do corpo e mais de 4400 estruturas modeladas. Com essa tecnologia imersiva e realista, é possível remover, isolar, destacar, transparecer, aproximar, afastar e girar os órgãos, músculos, ossos e demais estruturas do corpo.

Serviço

A biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas fica próxima ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

Endereço: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”.

E-mail: atendbib@unicamp.br

Atendimento via chat pelo WhatsApp (19 3521-7551) e site (https://www.fcm.unicamp.br/biblioteca/)

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Confira a matéria da TV Unicamp