Cepre encerra comemorações de 50 anos com evento sobre deficiência visual
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
20 de dezembro de 2023

Compartilhar:

No último dia 13, no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi sediado o evento “Cepre 50 anos: A deficiência visual em foco”. O evento integrou a programação do jubileu de ouro do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto”. A ocasião marcou também o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.

Maria Fernanda Bagarollo, coordenadora do Cepre, pontuou que é a primeira vez que o programa de deficiência visual do Centro promove um evento de tal importância para profissionais, usuários e comunidade da Unicamp. “Pretende-se fazer essa reunião anualmente, para reflexões, discussões e ações nesse campo. Nosso programa de deficiência visual sempre foi destaque na região e uma referência nacional em qualidade”, declarou. 

Mesa de abertura. Foto: Camila Delmondes/ARPI

Lucas Carvalho Ré, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Campinas, lembra que o Cepre o ajudou em sua trajetória, promovendo autonomia desde sua graduação. “Nesse dia, lembramos que temos que ser vistos nos lugares, como cinema e teatro, exigindo acessibilidade. A partir disso, conseguimos construir uma política pública mais eficaz e acessibilidade plena”, completou.

Para o diretor da FCM, Cláudio Coy, um dos aspectos do programa de deficiência visual do Cepre é sua relevância regional. “A faculdade sediando esse evento está inserida no contexto da política de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência da universidade. O Cepre sempre é lembrado na Unicamp como uma referência para essas atividades”, finalizou.

Programação do evento seguiu com palestras. Foto: Camila Delmondes/ARPI

Compuseram a mesa de abertura, ainda, Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM; Rita Montilha, representando a coordenação do curso de Fonoaudiologia; Maria Cecilia Lima, representando a Coordenação do Programa de Pós-graduação “Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação”; e Fátima Aparecida Mendes, pedagoga do CEPRE e organizadora do evento.

A programação seguiu com as palestras “Saúde mental e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual” e “Diferenças, identidades e a inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Básica e Superior”, além da mesa “Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual: desenvolvimento e acesso”. O público também foi convidado a visitar a exposição “DE (toda) FORMA”, da artista plástica Mavi Massei, no saguão do auditório principal da FCM.  

Mavi Massei mostra escultura de sua exposição “DE (toda) FORMA”. Foto: Camila Delmondes/ARPI 

Veja também

Cepre completa 50 anos sendo referência em interdisciplinaridade e reabilitação



Notícias mais recentes



Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM