Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de maio de 2024

Na tarde da última sexta, 26 de abril, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu visita do deputado estadual Eduardo Suplicy. O parlamentar conheceu as pesquisas sobre cannabis medicinal desenvolvidas no CIATox – Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas. Na ocasião, também esteve no PRATEA - Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo.

Acompanharam a visita ao CIATox, pela Unicamp, Cláudio Coy, diretor da FCM, José Luiz da Costa, coordenador-executivo do Centro, e José Barreto, coordenador de assistência do Hospital de Clínicas. Participaram, ainda, a vereadora Paolla Miguel, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Câmara de Campinas, e Enor Carvalho, presidente da Associação Terapêutica Flor da Vida.

Grupo verificou parte do processo de análise da composição e teor dos canabinoides nos medicamentos. Foto: Karen Moraes/FCM

Além de conhecer o trabalho administrativo e de atendimento ao público do CIATox, o grupo verificou, nos laboratórios, o processo de análise da composição e teor dos canabinoides. O Centro atualmente realiza a avaliação de amostras provenientes de 21 associações que produzem medicamentos à base de cannabis, além de 10 pacientes que possuem habeas corpus para preparar seu próprio medicamento em casa.

Em dezembro de 2023, o CIATox foi contemplado por edital com valor de R$ 180 mil para pesquisas sobre controle de qualidade de produtos de cannabis medicinal no estado. O recurso virá através de emenda parlamentar, destinada pela Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Alesp, da qual Suplicy é o vice-coordenador.

Aline Franco (doutoranda em Farmacologia da FCM), Paolla Miguel, Eduardo Suplicy e José Luiz da Costa. Foto: Luiz Tadeu/ProEC

“Estou muito impressionado com o cuidado e atenção dos profissionais do centro de toxicologia da Unicamp. Terei melhor condição de argumentar na Alesp e nas reuniões da Frente Parlamentar a respeito desse trabalho muito sério para efetivamente melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, síndrome de Dravet e doenças como Alzheimer e Parkinson”, declara Suplicy, que também faz uso da cannabis medicinal.

Para Paolla, a parceria com o CIATox possibilita propor uma legislação em âmbito municipal. “Atualmente temos na Câmara dois projetos de lei sobre o uso da cannabis medicinal: de distribuição de medicamentos, para democratizar o acesso da rede municipal de saúde; e de fomento à pesquisa, que inclusive prevê o plantio em espaços como a Universidade”.

O coordenador-executivo do CIATox mostra ao deputado estadual laudo de composição de amostra de cannabis medicinal. Foto: Karen Moraes/FCM

José Luiz da Costa avalia positivamente a visita dos parlamentares. “Mostramos nosso trabalho em prol de resguardar a saúde do paciente por meio do controle de qualidade desses medicamentos. Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da FCM tem três teses de doutorado relacionadas ao tema, além de trabalho de extensão”. O coordenador-executivo do CIATox lembra que em 9 de maio ocorrerá Seminário internacional sobre uso medicinal de cannabis, realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC).

Na oportunidade, Suplicy conheceu ainda o PRATEA - Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo. A comitiva foi recebida pela coordenadora do Programa, professora Eloisa Valler Celeri. No final do dia, o parlamentar teve agenda com aula aberta no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) sobre cannabis medicinal.

Comitiva de Eduardo Suplicy acompanhou visita ao PRATEA (FCM), coordenado pela professora Eloisa Celeri (quarta da esquerda para direita). Foto: Caius Lucilius/HC