Liga de Pneumologia e Cirurgia Torácica da FCM lança podcast “Tá no Ar”
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
15 de maio de 2023

A Liga de Pneumologia e Cirurgia Torácica (LPCxT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lança, em maio, o podcast “Tá no Ar”. A convidada do primeiro episódio é a professora Mônica Corso, que falará sobre a área de Pneumologia. A docente também é a coordenadora do pilar clínico da Liga. Ouça aqui o primeiro episódio.

Os episódios serão lançados quinzenalmente em áudio e devem durar de 10 a 15 minutos. Entre os convidados do podcast estão professores, médicos e pesquisadores de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

A aluna do 4º ano do curso de Medicina e presidente da Liga, Bárbara Pontes, explica que “o objetivo do podcast está intimamente atrelado à comunidade e à produção de conhecimento científico acessível. Ao mesmo tempo, queremos alcançar estudantes e profissionais da área da Saúde, já que essas pessoas serão modificadoras do meio em que atuam e da população que será atendida por elas”.

A iniciativa para a criação do podcast surgiu a partir de reunião das ligantes com a professora Mônica Corso, que sugeriu o desenvolvimento de um projeto de extensão que envolvesse a comunicação. “Nesse sentido, idealizamos um projeto com características que atendessem a uma demanda tecnológica e prática, devido ao crescente movimento de inovação nos meios de acesso a informações e à educação”, declarou Bárbara.

Marina Naresse e Camila Martins, diretoras de Extensão da Liga de Pneumologia e Cirurgia Torácica da Unicamp. Foto: Rafael Marques/CAAC

“É um formato de mídia que pode ser usado tanto em difusão de conhecimento quanto ensino, altamente popular e consumido pela população mais jovem, da qual fazem parte os estudantes de graduação. O programa aborda diversos aspectos da Pneumologia e da Cirurgia Torácica, desde temas mais básicos como fisiologia, semiologia, até aqueles voltado a doenças, como DPOC, asma e tabagismo”, afirmou a professora Mônica, lembrando do apoio da CAAC/FCM, onde estão sendo gravados e editados os episódios.

O professor Ricardo Kalaf, coordenador cirúrgico da Liga, complementa que “o podcast apresenta linguagem simples e acessível, tanto para pessoas leigas quanto profissionais de saúde. O projeto será um importante meio de comunicação difundido pelas mídias sociais, onde principalmente os jovens estudantes, profissionais de saúde e comunidade em geral poder ter acesso de forma simples e rápida a esses valiosos conteúdos”.

A equipe organizadora do podcast é formada por ligantes do 4º ano de Medicina, que coordenam a extensão dentro do grupo: Bárbara Nunes Pontes, Camila Gomes Martins e Marina de Mello Naresse.

Sobre a Liga

A Liga de Pneumologia e Cirurgia Torácica (LPCxT) é uma organização estudantil que almeja evidenciar estudos e atividades práticas nessas áreas. A liga iniciou suas atividades em 2023, promovendo atividades como aulas teóricas, projetos de extensão e campanhas de conscientização acerca de temas relevantes para a prática médica.

Guiados pelos professores Mônica Corso e Ricardo Kalaf, a LPCxT conta com diretores empenhados em conduzir os discentes, incentivando e amparando ainda mais seu interesse, bem como em trabalhar para o enraizamento de projetos de extensão efetivos e que proporcionem benefícios para a comunidade.

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira