Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica

liga_academica_de_cardiologia_-_logo.jpgA Liga de Pneumologia e Cirurgia Torácica (LPCxT) é a primeira organização estudantil fundada na Unicamp que almeja evidenciar os estudos e as atividades práticas baseados na área de Pneumologia e Cirurgia Torácica. A liga iniciou suas atividades em 2023, promovendo aulas teóricas, monitoria para a discussão de casos clínicos e para a abordagem da Anamnese e do Exame Físico do Tórax, escalas ambulatoriais e ao Setor de Procedimentos Especializados do Hospital de Clínicas da Unicamp, escalas cirúrgicas, Workshops para fomentar a prática, diversos projetos de Extensão e campanhas de conscientização acerca de temas relevantes para a prática médica entre os alunos. A LPCxT assume o compromisso, desde sua mobilização e organização, em 2022, até sua fundação, em 2023, de impulsionar o interesse e a busca do conhecimento pelas áreas que alicerçam a liga através de aulas teórico-práticas - com cursos de difusão científica -, programas estruturados e pensados para a integração do ligante à construção da liga e oportunidades viabilizadas pelo escopo burocrático que envolve uma organização estudantil. Em conjunto, guiados pela Profa. Dra. Mônica Corso Pereira, coordenadora docente do pilar clínico da liga, e pelo Prof. Dr. Ricardo Kalaf Mussi, coordenador docente do pilar cirúrgico da liga, a LPCxT contará com diretores empenhados em conduzir os discentes motivados pelo estudo da Pneumologia e da Cirurgia Torácica, incentivando e amparando ainda mais esse interesse, bem como em trabalhar para o enraizamento de projetos de Extensão efetivos e que proporcionem benefícios para a comunidade.