Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica

A Liga de Enfermagem Oncológica (LEON) foi criada com o objetivo de dar subsídios da área de oncologia para os alunos de enfermagem, visto que o assunto é de alta complexidade e não é abordado em toda a sua profundidade ao longo da graduação. Na enfermagem, há uma escassez de profissionais para atuação em oncologia, visto a exigência pelos cuidados de alta complexidade, o risco ocupacional pelos agentes antineoplásicos, e a síndrome de burnout. Neste sentido, a Liga de Enfermagem Oncológica irá contribuir para a formação em diferentes aspectos relacionados ao paciente como: alimentação, higiene, cuidados com cateteres, administração de medicamentos e orientações sobre medidas preventivas de infecções ou outras complicações; além daqueles relacionados aos profissionais de saúde, especialmente os da enfermagem, como por exemplo, medidas de segurança ocupacional. Todos estes são aspectos ligados à área de Fundamentos de Enfermagem, sendo um dos objetivos desta liga o compartilhamento de conhecimentos que possibilitem uma formação acadêmica pautada na assistência com qualidade e segurança tanto para os pacientes, quanto para os profissionais e alunos. A Liga de Enfermagem Oncológica tem seu enfoque no cuidado e acompanhamento em todas as fases do tratamento do câncer, desde o diagnóstico às diferentes etapas de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, dentre outros, dando suporte aos pacientes e seus familiares. O trabalho da equipe multidisciplinar é essencial para que cada profissional dedique seus conhecimentos específicos não só para a cura, mas também para que o paciente tenha qualidade de vida.