Liga do Trauma

                                      

A Liga do Trauma da FCM-UNICAMP é a Liga de Trauma mais antiga e tradicional do país. Seu impacto traz repercussões notórias para toda a sociedade, através das suas atividades de extensão - compostas por plantões na Unidade de Emergência Referenciada do HC-UNICAMP e do P.A.R.T.Y., projeto de conscientização de jovens e adolescentes de escolas públicas de Campinas a respeito dos perigos do álcool combinado à direção, realizado no anfiteatro do 3° andar do HC.

Também representa a Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em congressos e simpósios como CoLT (Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma), Congresso Panamericano de Trauma, Congresso Mundial de Trauma e Congresso Brasileiro de Atendimento ao Trauma com trabalhos científicos e propostas para a melhora no atendimento ao traumatizado em comitês como o CoBraLT (Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma), ao qual é filiada e tem representantes em sua diretoria..

Desfruta também de parcerias internacionais com serviços de excelência no assunto, como o Ryder Trauma Center, Universidade de Miami; Departamento de Cirurgia da Universidade da Califórnia - San Diego e Universidade de Toronto. Conta como parceira também a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado - SBAIT, presidida pelo Prof. Dr. Gustavo Fraga. Tem a responsabilidade de organizar o Pré-CoLT (Pré- Congresso das Ligas do Trauma) nos anos pares e o Curso de Resposta Médica Avançada em Desastre (ADMR®) nos ímpares.