Liga Acadêmica de Tanatologia e Cuidados Paliativos

liga_academica_de_tanatologia_e_cuidados_paliativos_-_logo.pngA Liga de Tanatologia e Cuidados Paliativos - LTCP - foi criada em 2013 e é coordenada por alunos da Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina. Seu objetivo geral consiste no compartilhamento de conhecimentos que possibilitem uma formação acadêmica complementada aos alunos dos cursos da área da saúde por meio de um contato intensivo com temas relacionados ao estudo da morte - Tanatologia - e cuidado paliativo (CP) além da realização de atividades práticas, que facilitem a melhor compreensão desses conteúdos e que garantam a aquisição de habilidades pouco abordadas na graduação.
Os Cuidados Paliativos por definição são uma abordagem multidisciplinar que previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais destinados a qualquer paciente que tenha uma condição de saúde que ameace ou limite a sua vida. Ou seja, objetiva a promoção da qualidade de vida dos pacientes que se encontram com uma doença crônica, sem cura, ou uma doença em estágio terminal.
Nós promovemos encontros mensais e abertos para todo o público sempre divulgados em nossa redes sociais: @ltcpunicamp ou Liga de Tanatologia e Cuidados Paliativos (Instagram e Facebook, respectivamente).