Maria Fernanda Bagarollo e Adriana Laplane são reconduzidas a cargos em biênio no Cepre e DDHR
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
18 de agosto de 2023

Ocorreu na última quarta-feira (16) evento que integra comemoração aos 50 anos do Cepre - Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto”, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Maria Fernanda Bagarollo, coordenadora do Cepre, e Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação do curso de Fonoaudiologia (DDHR), foram reconduzidas aos cargos para o biênio 2023-2025.

Estiveram presentes na cerimônia, realizada no Cepre, além de Maria Fernanda e Adriana, Maria Francisca Colela-Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, Ana Carolina Constantini, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Lúcia Mourão, vice-coordenadora do Cepre no biênio 2021-2023, e Irani Maldonade, nova vice-coordenadora.

Ana Carolina Constantini, Irani Maldonade, Lúcia Mourão, Maria Fernanda Bagarollo, Adriana Laplane e Maria Francisca Colella-Santos. Foto: Karen Moraes/ARPI

Em sua fala, Maria Fernanda destacou a alegria em ter ocupado a gestão, bem como os desafios enfrentados. “Minha trajetória na Unicamp é estritamente vinculada ao Cepre. Fui eleita responsável pela área de assistência por quatro anos, e fui construindo afeto muito grande pelo centro. Em 2021, iniciei como coordenadora. Nesse período, fui muito feliz e também me preocupei bastante com cada demanda, com a continuidade e fortalecimento de tudo o que o grupo de me antecedeu conquistou, e com o desejo de novas conquistas”. Entre elas, estão:  pintura externa e parcialmente interna do prédio, troca de móveis do refeitório para pacientes e aquisição de equipamentos para diagnóstico audiológico. Além disso, a coordenadora destacou eventos do Mês de Visibilidade Surda, em setembro, e o aniversário de 50 anos do Cepre, comemorado em maio. “Momentos importantes de discussão de nossas ações sobre produção científica e reabilitação, com participação dos nossos usuários”. Para o futuro, Maria Fernanda enumera aspirações como ampliação do prédio, equipando a assistência, e contratação de novos profissionais.

Maria Fernanda Bagarollo: atuação vinculada à assistência no Cepre. Foto: Karen Moraes/ARPI

A docente também destacou a atuação da professora Lúcia Mourão, vice-coordenadora no biênio anterior, que deixa o cargo no próximo período. “Sou grata por ela ter aceito percorrer comigo essa jornada. Lucia desenvolveu um excelente trabalho e assumiu integralmente um desafio para o Cepre, que era incorporar o prontuário eletrônico vinculado ao AGHUse - sistema utilizado pela área da saúde da Unicamp”. Em sua fala, Lucia agradeceu a oportunidade de fazer parte da história do centro. “A gente cresce aqui aprendendo com a diversidade e estilos diferentes. Foi muito bom participar desse processo. Acho que consegui contribuir nesse momento de mudança”, declarou, se colocando à disposição para ajudar nos projetos em andamento. A professora Irani Maldonade, que assumiu a posição de vice-coordenadora, disse estar muito feliz. “Aproveito para externalizar agradecimento às gestões anteriores do Cepre, bem como a todos funcionários, queridos colegas, que depositaram em mim um voto de confiança. Prometo dar o meu melhor”, disse.

Adriana Laplane declarou importância em apoiar os trabalhos dos docentes e funcionários. Foto: Karen Moraes/ARPI

Para Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, deve ser o âmago da gestão apoiar os trabalhos dos docentes e funcionários dedicados ao ensino, pesquisa e extensão. Ela também fez um balanço do biênio anterior. “Os dois anos que se encerraram foram marcados por progressões de docentes do departamento e realização de concursos para novos docentes. Agradeço à diretoria e aos funcionários da FCM que levaram adiante esses processos, bem como nossas secretárias, Rita e Claudia, que não poupam esforços para encaminhar as demandas. Além disso, todos nossos docentes com menos de 10 anos tiveram aprovados seus projetos vinculados aos editais FAEPEX (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão). É muito legal poder acompanhar tudo isso”. Para a próxima gestão, Adriana se propôs a zelar pela distribuição equitativa de oportunidades, tarefas e responsabilidades, avançando na integração e articulação com graduação, pós-graduação, Cepre, outros departamentos da FCM, Unicamp e instituições do Brasil e exterior. “Sou muito grata por poder continuar o trabalho. Espero que tenhamos ótima gestão”, declarou a docente.

Ocasião teve confraternização de funcionários do Cepre, DDHR e convidados. Foto: Karen Moraes/ARPI

Cepre completa 50 anos sendo referência em interdisciplinaridade e reabilitação

Profissionais do DDHR e Cepre da FCM assumem cargos na Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM