Novo treinamento em anatomia em realidade virtual integra calendário de biblioteca da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de março de 2024

A biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está com inscrições abertas para os treinamentos de 2024. A unidade realiza, ao longo do ano, capacitação para o público da área da saúde da Unicamp, visando promover melhor uso dos recursos informacionais. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação, docentes, residentes, pesquisadores e funcionários da Unicamp.

Todos os anos, os treinamentos são atualizados e novos recursos são inseridos no calendário, de acordo com a necessidade dos usuários. Neste ano, a biblioteca apresenta como novidade as capacitações em anatomia humana em realidade virtual (MedRoom) e para o gerenciador de referências Zotero.

O MedRoom é direcionado ao estudo de anatomia, permitindo navegar pelo corpo humano em 3D com o máximo de fidelidade. Com essa tecnologia imersiva e realista, é possível remover, isolar, destacar, transparecer, aproximar, afastar e girar os órgãos, músculos, ossos e demais estruturas.

Já o Zotero é um gerenciador gratuito que permite coletar, armazenar e organizar as referências de pesquisas realizadas em diversas fontes de informação. Visa facilitar a elaboração de trabalhos científicos com a inclusão automática de citações e referências, de acordo com diversos estilos bibliográficos.

A princípio, os treinamentos serão presenciais no laboratório de informática da biblioteca, com vagas limitadas. A inscrição é feita via gerenciador de Eventos da FCM. Outras capacitações podem ser agendadas sob demanda e disponibilidade da agenda. No site da biblioteca, é possível consultar o calendário completo.

“Os treinamentos têm a finalidade de auxiliar a comunidade acadêmica no uso dos recursos informacionais disponíveis na universidade para fins de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, permitem ao usuário maior autonomia em suas pesquisas”, afirma Patricia Ravaschio, bibliotecária responsável pelas capacitações.

O Programa de Capacitação da biblioteca da FCM teve início em 2012. Em 2017, os calendários de treinamentos foram adaptados aos recursos de pesquisa relevantes na área da saúde, passando a incluir o uso dos gerenciadores de referência, como EndNote Web e Mendeley.

Para agendar os treinamentos, tirar dúvidas e obter outras informações, favor enviar e-mail para bibcurso@unicamp.br.