Pesquisadores da FCM desenvolvem tecnologia vencedora de 16ª edição do Prêmio Inventores da Unicamp
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
19 de setembro de 2023

Raquel Franco Leal, docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi premiada, juntamente com grupo de pesquisa, na 16ª edição do Prêmio Inventores da Unicamp, concedido pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova). Os pesquisadores foram reconhecidos na categoria Propriedade Intelectual Licenciada. A cerimônia ocorreu na sede da Inova na última quinta-feira, 14.

A tecnologia intitulada “Dispositivo eletroestimulador gástrico para controle de peso baseado na indução de saciedade” tem como responsáveis, pela FCM: Raquel Leal, que lidera o grupo; os professores Elinton Chaim, do Departamento de Cirurgia; e Licio Augusto Velloso, do Departamento de Clínica Médica e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC); e o aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia, Fábio Henrique Chaim. Além deles, foram reconhecidos Lucas Casagrande Neves, Jonatas Pavei e Gabriel Paim, da empresa InPulse, com quem o grupo tem parceria desde 2015.

“Nossa equipe se sentiu bastante honrada com o Prêmio Inventores e agradecida pelo apoio da Agência de Inovação da Unicamp em todas as etapas do projeto: desde a parceria estabelecida, proteção da propriedade intelectual (PI), até o licenciamento, fazendo com que houvesse, de fato, pesquisa e desenvolvimento (P&D), um dos pilares que move a universidade pública. Temos um longo caminho pela frente. Esperamos nessa segunda etapa de experimentos, ainda em animais, comprovar o efeito do dispositivo e entender os mecanismos pelo qual ocorre a perda de peso”, destaca Raquel.

Raquel Leal, docente da FCM premiada, ladeada por Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, e Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp. Foto: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp

O estudo

O dispositivo eletroestimulador visa induzir o organismo à saciedade, promovendo assim o controle do apetite e dos hábitos alimentares. O objetivo é oferecer às pessoas com obesidade grave uma alternativa menos invasiva que a cirurgia bariátrica. Os pesquisadores, agora, iniciam uma nova fase de estudos onde será avaliado o mecanismo do eletroestimulador.

Raquel, responsável pela equipe envolvida nos estudos, explica que os animais deixaram de ganhar peso dentro da curva de crescimento. Para os testes, um grupo de porcos permaneceu com o eletroestimulador ligado, outro com o dispositivo implantado, porém desligado e, o terceiro, foi mantido no mesmo local, mas sem qualquer intervenção. “Esse trabalho realizado serviu para vermos o efeito do dispositivo. Diante de resultados positivos, partimos para uma nova fase do projeto que será entender o seu mecanismo”, explica a docente.

Por fim, a professora da FCM lembra que, na fase atual de desenvolvimento da tecnologia, também integram o grupo a pesquisadora Natália Ferreira Oshiyama, o engenheiro eletricista Glaudson Frade Assunção e o professor Leonardo Abdala Elias, todos do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp.

Elinton Chaim, professor da FCM e chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HC da Unicamp, Raquel Leal e Fábio Chaim, do doutorado em Ciências da Cirurgia da FCM. Foto: Thomaz Marostegan/Inova Unicamp

Sobre o prêmio

A 16ª edição do Prêmio Inventores da Unicamp, homenagem realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, visa reconhecer docentes, pesquisadores, alunos e ex-alunos da Unicamp e inventores parceiros envolvidos na proteção da propriedade intelectual que geraram transferência de tecnologias da Unicamp.

Nesta edição, foram 78 pessoas contempladas na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, por terem participado do licenciamento de 19 tecnologias da Unicamp para 14 diferentes empresas e instituições; além de quatro inventores na categoria Tecnologia Absorvida no Mercado; e uma empresa na categoria Criação de Spin-off Acadêmica.