Pós-Graduação em Farmacologia define planejamento estratégico para o triênio 2023-2026
Publicado por: Camila Delmondes
30 de novembro de 2023

Reunião de elaboração do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da FCM/Foto: Divulgação

Colaboração: Marta Caldas

Foi aprovado na 9ª Reunião Ordinária da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizada em 24 de novembro, o Planejamento Estratégico (Planes) do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPG-Farmacologia) que faz parte do ciclo de planejamentos estratégicos da Coordenadoria de Pós-Graduação da FCM.

Segundo explicou a coordenadora do PPG-Farmacologia, Fabíola Taufic Mónica Iglesias, a iniciativa reforça o compromisso do Programa com o desenvolvimento da FCM e atende a recomendação das avaliações quadrienais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Docentes e funcionários do PPG-Farmacologia participam da reunião de elaboração do Planes. Ação foi conduzida pela orientadora metodológica Eneida Rached Campos/Foto: Divulgação

“Na ocasião de realização do nosso Planes, refletimos sobre a construção de uma formação de recurso humano qualificado, a definição da missão e vocação do PPG-Farmacologia, o perfil do egresso que queremos formar; os critérios de credenciamento de docentes, colaboradores e outros profissionais junto ao Programa, e como o nosso planejamento estratégico conversa com os demais planejamentos da FCM e Unicamp”, comentou a docente.

A elaboração do PPG-Farmacologia contou com a participação da Diretoria da FCM, da Coordenadoria de Pós-Graduação, docentes, discentes e egressos. Contou também, com a participação de Letícia Veras Costa Lotufo, professora titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Coordenadora da área de Ciências Biológicas II (CBII) da Capes, que explanou, dentre outros assuntos, sobre o que o Planejamento Estratégico deve responder, na palestra intitulada “Onde a gente está se propondo em conseguir impacto do programa em 2023-2026?”. Ressaltando que é o impacto de cada PPG que permite a avaliação da sua vocação diferenciada, a partir de quadro com os tipos de impacto que podem ser percebidos por meio das fichas de avaliação da Capes.

Imagem: Reprodução/Capes

Após reflexões, o PPG-Farmacologia definiu seis objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas Sociedade, Processo e Gestão, para cada um dos objetivos foram propostos projetos para alcançá-los, bem com indicadores de acompanhamento da execução dos projetos. “O Planes será um instrumento importante e norteador para que o PPG-Farmacologia supere os desafios do próximo triênio”, comentou Fabíola.

Link do Planes: PLANES – PPG-Farmacologia

Notícias mais recentes

Clara Luísa Gama, medical student from Universidade Nova de Lisboa, finishes internship at SMS Unicamp

Palestra: A sustentabilidade no seu dia a dia - Vivências de uma mulher, mãe e doutoranda

Aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM é premiada em Encontro Internacional de Audiologia

Obra organizada por docentes da FCM e UEMG aborda o aspecto adoecedor do Capitalismo

Reunião DTG: Cuidados na hormonização de pessoas transgênero

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM