Realizado na FCM II Seminário de Conclusão dos Programas de Residência do Departamento de Saúde Coletiva
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de fevereiro de 2023

Compartilhar:

Foi iniciado na manhã desta quinta-feira (9), no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM 05), o II Seminário de Conclusão dos Programas de Residência do Departamento de Saúde Coletiva (DSC). O evento seguiu na sexta-feira (10), com ampla programação, transmitida no canal da FCM no YouTube. Na mesa de abertura, estiveram presentes as autoridades da FCM: Rosana Onocko, Karina Diniz, Marilda Mazzalli e Cláudio Coy. Compareceu também Fabíola Damas de Carvalho e Silva, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Rosana Onocko, chefe do DSC e coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, foi a primeira a fazer uso da palavra. “É com muita alegria que damos início ao seminário dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Departamento de Saúde Coletiva. Hoje nós temos a apresentação de TCCs dos quatro programas de residência. A partir dos últimos dois anos, temos tentado um processo de articulação e integração, com uma disciplina comum, que tem sido um avanço na formação de nossos residentes. Todos trabalharam muito para estarmos aqui. Meus agradecimentos especiais às pessoas da rede que recebem nossos residentes, parceiros dessa formação”, disse, agradecendo, também, à professora Marcia Bandini, supervisora da Residência Médica em Saúde Coletiva.

Rosana Onocko abriu os trabalhos do Seminário. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Rosana enumerou os programas Residência do DSC: Multiprofissional em Saúde Mental (com 30 residentes), Medicina de Família e Comunidade (30), Medicina do Trabalho (6) e Medicina Preventiva e Social (4). Ela agradeceu, ainda, a comissão de residentes que coordenam o evento, formada por: Larissa Garcia de Paiva, Giuliana Mazota, Julia Maria Andrade de Queiroz, Aline Vanessa Oliveira do Nascimento Duarte, Livia Minuzzi Vieira, Vanina Castro Dória de Almeida. Também foi mencionado o apoio dos professores e profissionais da Unicamp: Carina Barjud, Giovana Pellatti, Gustavo Tenório Cunha, Marcia Bandini e Natália D´Abreu.

Karina Diniz, superintendente do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e professora do Departamento de Psiquiatria da FCM, destaca que os programas de residência são completos e têm uma supervisão próxima. “A residência multiprofissional é muito preciosa para o Cândido, instituição responsável por grande parte dos serviços de saúde mental do município. Ensinando se aprende, e os residentes sempre chamam as equipes a pensar, aprofundar os conhecimentos e, com isso, melhorar a qualidade da assistência. Muitos dos egressos se tornam funcionários do Cândido, com bastante qualidade técnica. Então deixo nossa admiração pelos programas e parabéns aos residentes”.

Público no primeiro dia do evento. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

O fortalecimento do SUS por meio da atuação dos residentes também foi lembrado. Fabíola Carvalho e Silva, coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS - Campinas), destaca a parceria histórica da Secretaria Municipal de Saúde com a FCM, em especial com o DSC, desde 1994. “É um momento muito significativo para nós da rede, que acompanhamos vocês nesse processo. Essa parceria vem caminhando e se qualificando ao longo dos anos. Demonstra nosso compromisso enquanto gestores e trabalhadores com a formação de profissionais de saúde, para que atendam às necessidades dos usuários e territórios e contribuam significativamente para a consolidação do SUS. É uma enorme alegria ter os residentes nos nossos serviços. Vocês contribuem com qualificação, nos estimulam a revermos nossas práticas, a estudarmos e aprendermos mais”.

Marilda Mazzalli, coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) da FCM, parabenizou os residentes pelo trabalho comum que vem sendo realizado entre os programas. “O TCC é o encerramento de um ciclo. Poder apresentar o que foi desenvolvido é extremamente interessante. Às vezes, é esse trabalho que vai despertar alguns para querer continuar na carreira. Que essa seja uma das primeiras ações no sentido de integrar, não só áreas de um mesmo departamento, mas departamentos com situações semelhantes, para que todos vejam o que a universidade está produzindo. Parabéns”.

Professora Marcia Bandini fotografa mesa no segundo dia de evento. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

A importância do seminário para a formação dos residentes foi o tema da fala de Cláudio Coy, diretor da FCM. “Ao longo dos anos, houve amadurecimento desse momento, que está culminando em mostras como essa, com o aumento de trabalhos de qualidade. A residência é uma etapa importante da formação e temos que valorizar seus programas como um todo. Parabenizo o Departamento de Saúde Coletiva, os residentes, e desejo muito sucesso nessa nova fase. Contem sempre com a faculdade. Será muito bom recebê-los aqui no futuro”.

Segundo dia

Na abertura do segundo dia de evento, a supervisora da Residência Médica em Saúde Coletiva, Marcia Bandini, falou sobre a diversidade da programação. “O dia de ontem teve 19 trabalhos. Falamos de yoga na infância ao papel do Conselho Federal de Medicina na pandemia. No meio disso tudo, muitas reflexões, aprendizados e incômodos também. Tivemos que entrar em áreas que não são familiares nos nossos programas de residência”. Nesse sentido, a docente destacou o espetáculo “Trans-Gressoras” e a mesa promovidos pelo coletivo Balzakianas Forever. “Nos deparamos com reflexões sobre a vida de pessoas que muitas vezes estão distantes da nossa realidade. Fica a provocação sobre o nosso papel como profissionais de saúde no combate a toda forma de discriminação, em especial à população LGBTQIA+ em nosso país - lugar onde ela mais morre no mundo”.

Participantes da programação cultural do seminário, com o coletivo Trans-Gressoras, na noite de quinta-feira (9). Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Continuou Marcia: “Para a gente, os TCCs não representam apenas um encerramento do ciclo de residência. Aqui, nos vídeos e em público, cada residente está se expondo e se desnudando de certa maneira, pois trazem sua experiência, vivência e aprendizado. Esse seminário também marca o reconhecimento e divulgação pública do que foi construído. Espero que os residentes trabalhem bem, carregando tudo o que dedicamos a eles. Por falar em trabalhador, faço um reconhecimento muitíssimo especial àqueles que fizeram esse evento acontecer: a secretaria do nosso departamento, na pessoa da Jéssica, ao pessoal da CAAC, Oscar, Bruno e Daniela, aos trabalhadores terceirizados, da limpeza, alimentação e segurança, além das famílias prestigiaram o seminário”.

Mostra fotográfica

Durante a realização do evento, ocorreu ainda a I Mostra Fotográfica “É preciso transver o mundo: O olhar dos residentes de Saúde Coletiva”, no saguão do Auditório da Faculdade (FCM 05).


Veja também

II Seminário de Conclusão dos Programas de Residência do Departamento de Saúde Coletiva



Notícias mais recentes



Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Fórum na Unicamp terá pré-lançamento de documentário sobre as dificuldades de permanência dos povos indígenas no ambiente universitário

HES: Capacitação em amamentação para profissionais de saúde


Reunião DTG: Impactos da Istmocele na saúde reprodutiva


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM