Sucesso de público, FCM abre inscrições para curso da Harvard pela quarta vez
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe pelo quarto ano consecutivo, as inscrições para a próxima edição do curso “Princípios e Práticas da Pesquisa Clínica” (Principles and Practice of Clinical Research - PPCR), oferecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, e que conta com a participação de estudantes de diversos países do mundo. As aulas acontecerão de fevereiro a outubro do próximo ano, com aulas semanais transmitidas de Boston para a Unicamp, por videoconferência, sempre às quintas-feiras, das 17 às 20 horas.

Podem participar da capacitação médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde ligados à pesquisa clínica de empresas públicas e privadas.

As vagas são limitadas. Interessados em participar têm até 31 de dezembro para manifestar interesse ao coordenador e codiretores do PCCR na Unicamp, respectivamente, os professores Heitor Moreno Júnior, Rodrigo Modolo e Ana Paula Cabral de Faria, dos Departamentos de Clínica Médica e Farmacologia da FCM. Os emails são: hmoreno@uol.com.br, rodrigo_modolo@yahoo.com.br e aninha_cfaria@hotmail.com

O curso é dividido em quatro módulos e versa sobre assuntos gerais em pesquisa clínica, entre os quais, ética em pesquisa clínica, formação de pesquisadores, estatística em pesquisa clínica, escrita em ciência, situações de autoria e coautoria, desenho de estudos clínicos e escolha da revista científica. Além disso, os participantes são treinados para utilizar o software STATA, de estatística, tendo direito à licença de uso do programa por um ano.

As aulas abordam discussões de situações e problemas enfrentados no dia a dia da pesquisa clínica e são ministradas por professores de Harvard e editores de revistas médicas de alto impacto, como o New England Journal of Medicine. “Os alunos recebem leitura complementar, devem participar de fóruns de discussão e realizar tarefas semanais”, explica Ana Paula.

Professor da Universidade de Harvard ministra aula na FCM
Última chance: Harvard prorroga inscrições para o PPCR até dia 15

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM