Turma de Medicina “Fabiana Tiemy Yokota de Oliveira” celebra graduação
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de novembro de 2022

Na última sexta-feira (18), ocorreu o último dia de aula da 55ª turma de graduação de Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ao longo do dia houve diversas atividades, como a “aula da saudade”, descerramento do quadro de formandos e da placa da turma, e o tradicional banho de lama. A turma recebeu o nome de “Fabiana Tiemy Yokota de Oliveira”, que ainda este ano receberia o grau de médica pela 55ª Turma. Fabi faleceu no mês de agosto, vítima de câncer.

A “aula da saudade”, no Salão Nobre, foi ministrada por Daniel Minutti, professor de Medicina Interna e Semiologia do Departamento de Clínica Médica, homenageado pela turma. Daniel lembrou sua própria trajetória dentro da Unicamp, relacionando com a dos alunos. Um dos aspectos enfatizados pelo docente é a importância do trabalho em equipe de todos profissionais da saúde. “Nenhum paciente vai ter sucesso sem uma equipe. Valorizem a equipe e conquistem o respeito dessas pessoas. Isso é uma marca da nossa faculdade, de priorizar e sempre ensinar atendimento humanizado. Não deixem que isso se perca ao longo da estrada”, declarou.

Docente Daniel Minutti fala aos alunos. Foto: Péricles Lima/ARPI

Outra orientação foi a respeito da dedicação no trabalho: “Nunca se esqueçam daquilo que trouxe vocês aqui: o desejo profundo de cuidar dos outros, amenizar o sofrimento, possibilidade de fazer o mundo um pouco melhor. Persigam sempre o sonho que o resto será acrescentado”. Ao final, propôs abraço coletivo entre os mais novos colegas de profissão. “Desejo a vocês vida longa com saúde, felicidade, relacionamentos duradouros, felizes nas profissões e escolhas”, discursou Daniel.

Em seguida, foi feito o descerramento do quadro com as fotos dos formandos e docentes, no saguão de entrada do prédio-sede da FCM. Após contagem regressiva, os professores Daniel Minutti e Daniele Sacardo, paraninfa da turma, descerraram o quadro.

O momento de descerramento da placa com os nomes dos formandos, no jardim memorial da FCM, foi de emoção especial. Foi revelada a placa da turma “Fabiana Tiemy Yokota de Oliveira”. Os pais de Fabi renderam homenagens à filha. “A Fabiana passou quatro anos lutando por esse câncer, vocês bem sabem. Até na passagem dela, continuou projetando a vida para a frente. Ela sempre disse que queria ser a melhor, por isso desejo que vocês também sejam melhores, trabalhem, se dediquem, se coloquem no lugar de outra pessoa – isso pode fazer uma grande diferença”, disse Amarildo, pai da estudante. “Tenho certeza que a Fabi está conosco aqui, muito feliz e agradecida a vocês... ela conseguiu! Ela falava muito sobre esse dia”, completou Cristina Ayako, mãe da aluna.

Formandos inauguram quadro no Espaço das Artes. Foto: Péricles Lima/ARPI
Professor e irmã de Fabiana descerram placa da 55ª Turma. Foto: Péricles Lima/ARPI

Após o descerramento, parte dos alunos subiu para o terreno localizado na rua Tessália Vieira de Camargo, onde tomaram o tradicional “banho de lama”. O gesto é uma tradição do curso de Medicina.

A colação de grau da 55ª Turma de Medicina da acontecerá no dia 01 de dezembro, às 14 horas, no Auditório FCM 05.

Alunos se reúnem para banho de lama. Foto: Péricles Lima/ARPI

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade