Resumo
Introdução: o Teatro Musical (TM) ganhou grande espaço na indústria de entretenimento no Brasil. Com essa conquista, surgiram também novas formas de preparar os profissionais que atuam neste mercado. Reconhece-se a necessidade do ator/cantor de ter flexibilidade para alternar-se em técnicas vocais e uma preparação que está presente desde o início dos estudos, preparação de material de divulgação do trabalho, audições, ensaios, apresentações e pós-apresentações. Objetivo: conhecer a opinião de especialistas sobre a preparação vocal no teatro musical e conhecer a literatura científica com informações relacionadas à preparação vocal no teatro musical. Métodos: estudo do tipo qualitativo e quantitativo realizado em duas etapas, revisão integrativa de literatura e entrevista semiestruturada com profissionais que atuam na área, a fim de responder aos objetivos de pesquisa. Análise de dados: após o levantamento bibliográfico aplicou-se os testes de relevância com check list dos critérios de inclusão, excluindo-se os artigos repetidos. O produto foi separado em áreas específicas. No final da análise dos artigos encontrados, foram cruzados os depoimentos dos profissionais renomados que atuam no mercado de trabalho do teatro musical a fim de se obter relevâncias encontradas em literatura. As entrevistas foram realizadas em ambiente virtual, com perguntas disparadoras a respeito do tema e foram analisadas da seguinte forma: caracterização dos sujeitos participantes, separação de respostas por eixo temático e relação com a literatura previamente selecionada. Resultados: observa-se como a preparação do ator é um processo multifacetado que vai além das técnicas tradicionais de canto, destacando a necessidade de uma abordagem integrada que englobe elementos técnicos, emocionais, de atuação e de movimentação. Em relação às análises das percepções dos especialistas, pode-se separar seus discursos em categorias como preparação vocal, saúde vocal, preparação do ator, técnicas vocais, técnicas de expressividade, a verdade”, perfil do performer de TM, integração corpo e voz, ambiente de trabalho. Há consenso entre os entrevistados sobre a preparação do ator de TM e necessidade de formação do performer, que nos auxiliam a compreender as necessidades do ator. Trazer a “verdade” do texto também foi pontuado como importante. Conclusão: Os entrevistados trouxeram questões relevantes que não aparecem nos artigos, o que pode ter acontecido tanto por estratégias de busca quanto por falta de pesquisa sobre o assunto. O diferencial deste trabalho foi ter uma visão mais abrangente sobre o preparo do ator. Sugere-se maiores investigações sobre o preparo do ator de TM observando principalmente sua realidade no mercado de trabalho e suas reais necessidades.
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