Histórico

Em 20 de maio de 1963 foi proferida a aula inaugural do 1º ano da Faculdade de Medicina de Campinas,numa sala improvisada no inacabado edifício da Maternidade de Campinas, que cedeu à Faculdade seus três primeiros andares. Posteriormente o treinamento clínico e cirúrgico dos alunos foi realizado nas enfermarias e instalações da Santa Casa de Campinas onde, por meio de um convênio com a Irmandade de Misericórdia, passaram a funcionar os recém-criados departamentos e disciplinas da Faculdade.

Em 1967, sob coordenação do reitor nomeado Zeferino Vaz, inaugura-se a Universidade Estadual de Campinas, reunindo vários Institutos, Básicos e outras Faculdades, entre elas a já criada Faculdade de Ciências Médicas.

A FCM no Campus Universitário

A Faculdade de Ciências Médicas permaneceu na Santa Casa de Campinas até fevereiro de 1986, quando transferiu-se para instalações próprias. Contou inicialmente com apenas um bloco de três andares, num total de 1.200 m2, onde foram instaladas a Diretoria e as áreas administrativas, incluindo as Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Residência Médica, Pesquisa, Informática e de Contratos Docentes. As outras Áreas ocupavam salas espalhadas no Hospital de Clínicas.