FCM da Unicamp participa de Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma em Belo Horizonte

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp marcou forte presença na 17ª edição do Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT), ocorrido nos dias 6 e 8 de agosto, em Belo Horizonte, MG. Mais de 26 acadêmicos participaram do evento e os alunos da Liga do Trauma foram responsáveis pela realização de um workshop para treinamento e divulgação da implementação do programa de Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude (PARTY).

A Liga do Trauma da Unicamp contribuiu com mais de 30% dos trabalhos científicos apresentados, sendo cinco deles na modalidade oral. O estudo “Novas estratégias para a prevenção do trauma: o uso das mídias sociais como ferramenta de educação continuada em prevenção”, apresentado pela aluna Vitória Gimenes, foi premiado como o segundo melhor trabalho do Congresso.

A delegação da Unicamp foi acompanhada pelo orientador da Liga do Trauma, o médico Thiago R. A. Calderan e pelo coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma, o médico Gustavo P. Fraga. A aluna visitante da Universidade de Pittsburgh, Lisa Nagy, que ficará durante um mês na Unicamp acompanhando as áreas de atuação da disciplina de Cirurgia do Trauma e Maria Camila Perez, da Fundación Valle Del Lili, de Cali, Colômbia, acompanharam a equipe da FCM.

Em 2016, o XVIII CoLT será realizado em Maceió, junto com o Congresso Panamericano de Trauma. Já a XIX edição do CoLT será realizada em Campinas, de 18 a 20 de maio de 2017, junto com o Congresso Mundial de Cirurgia de Emergência e o Intergastro & Trauma.