Mais de 100 profissionais de saúde finalizam capacitação na FCM

Na última terça-feira (13), aconteceu o encerramento dos cursos de extensão “Apoio Matricial em Saúde” e “Gestão de Serviços de Saúde”, oferecidos pela Escola de Extensão (Extecamp) da Unicamp e Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde de Campinas (CETPS), com o apoio do Coletivo de Estudos Paideia, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ao todo, foram realizados 32 encontros presenciais no período de um ano e meio, e capacitados 107 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Os cursos tiveram como objetivo, ampliar as possibilidades de atendimento e de integração entre os profissionais de saúde.  Para o médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, professor titular do DSC e pesquisador responsável do Coletivo Paideia, os cursos desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ajudam a universidade pública a cumprir com o seu papel. “A universidade, através da extensão, tem o papel de estabelecer laços com a comunidade. Papel esse, aliás, que tem sido cada vez menos valorizado pelos órgãos governamentais. A Educação permanente não é considerada trabalho”, disse.

Gastão, que também é presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), também se mostrou preocupado com a valorização excessiva e atual, da relação universidade-empresa. “A comunidade passou a ser confundida com o mercado. Ao passo que a relação com o empreendedorismo tem sido muito valorizada, a relação da universidade com o público e com a sociedade civil tem sido desestimulada”.

A coordenadora do curso de Apoio Institucional Daniela Sacardo destacou em sua fala o cuidado da organização, na oferta de uma programação que pudesse conciliar teoria e prática. “Nossa responsabilidade enquanto universidade é desenvolver conhecimento. Nosso principal anseio foi responder tantos aos anseios da academia, quanto aos anseios da sociedade. Tivemos tanto o aprofundamento teórico, quanto projetos de intervenção”, afirmou.

A mesa de abertura também contou com a participação de Alóide Guimarães, coordenadora do CETS; Tânia Marcussi, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança, do Departamento Municipal de Saúde; e Mônica Oliveira, coordenadora do curso de Apoio Matricial.

FCM capacitará 107 funcionários da Saúde de Campinas