Prospecção de estratégias tecnoassistenciais na atenção básica - Projeto medicalização na infância

O Programa de Pós-Graduação do DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA, da Universidade Estadual de Campinas, pretende, por meio dessa página, divulgar a proposta do projeto Prospecção de estratégias tecnoassistenciais em atenção básica à saúde.

Trata-se de um projeto financiado pelo Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, concretizado por um Protocolo Interinstitucional de Educação em Saúde Coletiva, que inclui as seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amazonas (Cosems/AM), Fundação Estatal Saúde da Família - SUS (FESF-SUS/BA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Constitui-se em uma maneira de prover visibilidade para as estratégias em curso com “projeto de futuro”, captando as suas potências ou as possibilidades de que são portadoras para que se possam conduzir melhores políticas de saúde a partir de seus atores estratégicos, tomados por seu valor protagonista de realidades.

Desta forma, o projeto tem o intuito de dar visibilidade às ações em saúde que estão em curso nos territórios e que se apresentam como potência a fim de produzir políticas a partir dos próprios protagonistas que vivenciam as realidades.

Nós, o grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, divulgaremos, por meio dessa página, apenas uma das prospecções dos vários projetos que realizamos: a experiência  de busca de alternativas à medicalização de crianças "diagnosticadas" como crianças-problema. Convidamos a todos a navegarem por essa página e conhecerem um pouco do nosso trabalho.

Equipe do projeto

Dr. Gustavo Tenório Cunha (médico)

Dra. Carmen Siqueira Ribeiro dos Santos (antropóloga)

Mônica Martins de Oliveira (psicóloga)