Trabalho com grupos

 

ANTECEDENTES

Apoio Distrital

Proposta do CS COSTA E SILVA

 

 

GRUPO COM

FAMILIARES

 

GRUPO COM AS CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES

 

TRABALHO COM

 PROFESSORES

 

GRUPOS MISTOS DE

 ENCONTRO

1. Encaminhamentos das escolas

2. Apoio distrital

3. Grupo de orientação escolar

Psicologia escolar da USP

4. Como fazer um trabalho parecido no CS Costa e silva?

- contato com as escolas propondo trabalho conjunto;

- oferta das escolas de horário mensal com professores (HTP)

- planejamento das propostas de oficinas

- comunicação do trabalho dentro da equipe

- encaminhamentos para os grupos

- apoio da gestão

 

1. A partir do primeiro encontro, tudo começa ser resolvido no e pelo grupo (ex. melhor horário para as crianças e familiares, lanche, etc.)

2. Proposta de GRUPO ABERTO

3.  GRUPOS DE ESCUTA das ansiedades com relação às dificuldades das crianças e adolescentes;

3. TROCAS DE EXPERIÊNCIAS nas relações com as crianças e com professores e escolas;

4. OFICINAS TEMÁTICAS:

- Escola de hoje e escola do meu tempo

- Sentidos e Valores na vida

- Como acompanhar atividades escolares das crianças

- Criação de carta para uma escola

5. Duração de cada encontro: 1h e30 min a 2 horas

1. Proposta de GRUPO ABERTO

2. Definir com as crianças e adolescentes como trabalhar;

3. Estabelecer um CONTRATO DE CONVIVÊNCIA, que pode ser constantemente revisto;

4. APRESENTAÇÃO de cada participante novo em todos os encontros;

5. Momento inicial sempre de confraternização e trocas de experiências da semana ( no nosso grupo coincide com um lanche);

6. PROPOSTA de ATIVIDADE definida pelo GRUPO e/ou estimulada pelos facilitadores sempre como brincadeiras;

7. JOGOS ESPONTÂNEOS: pega-pega, futebol, cobra-cega, estátua, dança das cadeiras; forca;  etc;

8. JOGOS ESTIMULADOS: teatro, fantoches, músicas, show de calouros, detetive, etc;

9. JOGOS de MESA: Ludo, pizza, memória, dominó, etc.;

9. OFICINAS: pintura, massinha, pipas, dobraduras, etc.;

10. PROJETOS: Ioga, contadores de estórias, Projeto Mundo;

11. FESTAS e COMEMORAÇÔES: festas juninas, natal, páscoa, aniversários do mês;

12. TEMAS ADOLESCENTES: sexualidade, namoro,

13. AVALIAÇÃO de cada encontro e avalições periódicas

1. Inicialmente  começamos trabalhando com os professores na escola;

2. Posteriormente, propusemos participação dos professores dos alunos que estavam participando do grupo  no Centro de Saúde;

3. GRUPO de ESCUTA das dificuldades e da concepção do que possa estar sendo a causa da dificuldade;

4. PROPOSTA de TRABALHO CONJUNTO: troca de experiências, comunicação estratégica, livro para controle dos encaminhamentos;

5. PROPOSTAS de como trabalhar em SALA DE AULA com o aluno específico:  - incluir sempre, cuidar para que a criança não se sinta excluída porque está com dificuldade, ficar atento para maus tratos entre pares (bullying), reduzir o peso das avaliações formais, parcelar mais as tarefas, estratégias de recuperação do aprendizado anterior que está faltando, trabalho conjunto com coordenador pedagógico e reforço escolar em horário complementar e com participação do professor da sala;

6. Discutir como melhorar a relação com as FAMÍLIAS e o que esperar delas no processo.

- COM OS FAMILIARES E CRIANÇAS

1. Alternativa quando o grupo cresce e o número de crianças exige maior participação dos adultos e facilitadores;

2. É muito interessante para observar a interação dos familiares com suas crianças diante os desafios e poder pontuar questões que devam ser trabalhadas;

3. Estimula os familiares brincarem com suas crianças; dar a si o direito de brincar (deslocamento de posição);

 

- COM FAMILIARES E PROFESSORES

1. Facilita a mediação;

2. É muito difícil quando a relação está muito deteriorada;

 

- COM FAMILIARES, ALUNOS E PROFESSORES

1. Deve sempre ser bem planejado, se possível em forma de oficina para bons resultados

DIFICULDADES

DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES

DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES

DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES

DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES

1. local para realização dos grupos:  Centro de Saúde, Comunidade, Centro de Convivência

1. Disponibilidade e adesão dos familiares

2. Horário para participação regular semanal;

3. Expectativas dos pais em algumas situações;

4. Situações de conflito da escola levadas para o grupo

 

1. Combinação das REGRAS;

2. QUEBRA do CONTRATO, que deve ser sempre rememorado e rediscutido;

3. A ATIVIDADE quando DISCUTIDA e PARTICIPATIVA é a melhor forma de gerar disciplina no grupo;

4. CONFLITOS entre participantes;

5. DISPUTA da atenção do facilitador(a);

6. OBSERVAR: comportamento, dinâmica grupal, boicotadores do grupo, troca de papéis dentro do grupo e da atividade, motivação;

6. ESTIMULAR: o enfrentamento de desafios e a autoestima da criança/adolescente

7. PONTUAR a cada criança o que foi observado, o que precisa melhorar, de forma que ela sinta que é uma ajuda e não uma punição, de forma que ela não sinta rejeição ou que deixamos de gostar dela

8. ESTRUTURA: armário, papel, material em geral, doação de colchonetes, livros, jogos e brinquedos,

1. Disponibilidade e adesão dos professores;

2. Agenda;

3. Expectativas dos professores conflitantes com a proposta;

4. abertura da escola para o trabalho intersetorial e conjunto com a saúde

1. A não participação de familiares de todas as crianças;

2. Conflitos;

3. Dificuldade de interesse e agenda de professores