Feira Natalina da FCM agradece doações da Corrente do Bem com apresentação musical e coro de vozes
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
18 de dezembro de 2023

No dia 1 de dezembro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou Feira Natalina em agradecimento oficial aos parceiros, grupos e entidades que participaram da campanha de arrecadação de brinquedos Corrente do Bem: Natal Feliz! Além da especial participação de funcionários da FCM e do projeto Casa das Oficinas, do Serviço de Saúde Cândido Ferreira – na venda de produtos artesanais – a celebração de Natal contou com apresentação musical e coro de vozes, por docentes, pós-graduandos, funcionários e alunos de graduação.

Cerca de 600 itens foram arrecadados entre brinquedos, pacotes de bala e bolacha e refrigerantes. As doações foram feitas individualmente, de forma anônima, através das caixas depositadas em pontos estratégicos da FCM. E, também, por intermédio de equipes pré-estabelecidas, como as do Hemocentro, Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre).

A assistente executiva da Funcamp, Gislene Perpétuo Gonçales

“Este ano, considerando um pequeno decréscimo nas doações arrecadadas, concentraremos a distribuição dos brinquedos no Jardim do Lago I, onde reside a Mamãe Noel para quem encaminhamos as doações da FCM há pelo menos 5 anos. A festa será um pouco menor, mas linda do mesmo jeito, pois cada presente é sempre recebido com muito carinho. Toda a nossa gratidão a todos que participaram”, comentou Camila Delmondes, coordenadora da Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM que promove a iniciativa na faculdade.

O agradecimento especial aos doadores do Corrente do Bem não seria a mesmo sem a apresentação musical do sexteto formado pelos professores do Departamento de Psiquiatria, Paulo Dalgallarondo (flauta) e Patrícia Gatti (piano); pelo coordenador do curso de graduação em Medicina, Fábio Menezes; pelo professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanos (IFCH), Tristan Guillermo Torriani; e pelos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes (IA), Rafael Ribeiro Miranda Lidemute e Gustavo Ramos Ferraz.

O coordenador de comunicação do Hemocentro, Michel Bueno de Moraes

“Não podia estar mais feliz com a apresentação de hoje e de poder contar com o engajamento de nossos alunos e funcionários formando um coro de vozes”, disse Fábio Menezes, ao destacar o desenvolvimento de um projeto de extensão integrativo das áreas de Saúde e Música, envolvendo alunos, professores e funcionários que toquem instrumentos. “Nossa proposta é promover ensaios, palestras e apresentações musicais em ambientes de saúde. E a apresentação de hoje já nos dá uma ideia de que estamos no caminho certo”, comemorou.

Os funcionários do Cepre, Lucia Camargo e Aloísio Pires

Saiba mais

Na FCM, a Corrente do Bem: Natal Feliz teve início como um conjunto de ações de Natal dirigidas à comunidade interna da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, com a realização de eventos de integração para alunos, docentes e funcionários, sempre incluindo a realização de pequenas campanhas de solidariedade voltadas à comunidade externa, socialmente mais vulnerável.

Nos últimos quatro anos, a campanha de arrecadação de brinquedos pela faculdade cresceu exponencialmente, atraindo também o apoio de parceiros da iniciativa privada. As doações, que antes eram destinadas à instituições e ONGs, passaram a somar as doações de uma campanha solidária de mesmo nome, realizada de forma voluntária, por uma moradora do bairro Jardim do Lago II, uma liderança reconhecida pela comunidade local.

Hoje, a Corrente do Bem: Natal Feliz integra uma corrente ainda maior na cidade de Campinas, que arrecada brinquedos novos de vários pontos da cidade, doados por pessoas jurídicas e pessoas físicas.