Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM alcança conceito 5 da Capes
Publicado por: Camila Delmondes
22 de setembro de 2022

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp subiu, na última avaliação da Capes relativa às atividades do quadriênio 2017-2020, para o conceito 5 na área de Medicina III.

O professor Alberto Cliquet Júnior, atual coordenador do Programa, comentou sobre a conquista e saudou os envolvidos. “O Programa está em franca ascensão com níveis de excelência. Toda a Comissão do Programa agradece e parabeniza os docentes, funcionários e certamente, a todos os discentes do curso, que trabalharam construtivamente em conjunto para este fim”, declarou.

A professora Raquel Franco Leal, membro da Comissão e ex-coordenadora do Programa, ressaltou a longeva história. “Nosso Programa possui uma trajetória bastante importante e histórica, atualmente com 34 anos. Em 2018, foi realizado evento em alusão aos 30 anos do Programa, reunindo diversas palestras com temas muito relevantes para a pós-graduação”, disse a docente.

O Programa tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados, com uma visão interdisciplinar para produção científica relacionada às áreas clínico-cirúrgicas, bem como capacitar profissionais especializados para atuarem como professores ou pesquisadores em Universidades e Institutos de Pesquisa, estimulando o estabelecimento de competências em sua área de atuação e naquelas correlacionadas. As duas áreas de concentração (Fisiopatologia Cirúrgica e Cirurgia Translacional) possibilitam a inserção de projetos em linhas de pesquisa que visam capacitação por meio do desenvolvimento metodológico apropriado a cada tipo de estudo, propiciando o aprimoramento científico.

“Além da produção científica gerada pelos discentes e docentes do Programa, podemos dizer que ações no campo da inserção social, como o curso anual intitulado Ciências Além das Salas de Aula para alunos do ensino médio e o evento do Maio Roxo - mês da conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais; além da solidariedade entre programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter/Dinter); nucleação de novas parcerias nacionais e internacionais; criação de disciplinas como Topics in Surgical Sciences; aproximação dos egressos; e criação de um Plano de Autoavaliação do Programa – articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unicamp – seguramente foram importantes para alcançarmos o conceito 5 na avaliação pela Capes”, afirma Raquel.

“Temos desafios, mas esses estão sendo gradativamente superados. Dentro das perspectivas futuras para o Programa, temos o compromisso de prezar e manter sua missão, que é a de formar profissionais qualificados e estimular o desenvolvimento da pesquisa científica com divulgação dos conhecimentos na área clínico-cirúrgica”, aponta Raquel.

Notícias mais recentes

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM