Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM elabora seu planejamento estratégico 2024-2027
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
11 de março de 2024

Compartilhar:

Ocorreram nos dias 26 e 27 de fevereiro as atividades de elaboração do planejamento estratégico 2024-2027 do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (PGREAB) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Três grupos de trabalho integraram as oficinas, realizadas no prédio da Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG). Os participantes pensaram nos objetivos estratégicos do PGREAB, considerando as perspectivas da sociedade, dos processos de ensino, pesquisa e extensão e da gestão. Agora, o planes passará por aprovação das comissões do programa e da CPG e na congregação da FCM.

Participaram da abertura das oficinas Rosane Sampaio, representante da Capes; Ana Carolina Constantini, coordenadora do PGREAB; José Guilherme Cecatti, coordenador da Comissão de Pós-Graduação da FCM; Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR); e as ex-participantes do PGREAB: Maria de Fátima de Campos Francozo, coordenadora; Lúcia Helena Reily, membro da comissão; e Cecília Batista, docente. Esteve presente também Eneida Rached Campos, orientadora metodológica do Planes da FCM.

Ana Carolina lembrou que o programa da FCM tem 19 docentes com diferentes formações, sendo oito da área de interdisciplinaridade e 11 fonoaudiólogos participantes temporários na função de coorientação. Ainda segundo a coordenadora, o programa tem nota 4 na Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Docentes e discentes elaboraram visualmente desdobramento do mapa estratégico em projetos a serem executados. Foto: Eneida Campos/Planes

Rosane ilustrou como funciona a avaliação da Capes, por meio do exemplo do programa de pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná, do qual faz parte. “O programa tem 25 anos e, atualmente, uma dimensão nacional, sendo o único da área 21 Capes com nota 5. Para alcançar a pontuação, houve revisão de disciplinas, linhas de pesquisa, entre outros pontos”. 

Para Adriana Laplane, é preciso refletir sobre os 17 anos de programa da FCM, situando-o no contexto da pós-graduação nacional e internacional, cujos programas se encontram num momento de consolidação – e não mais expansão. A chefe do DDRH trouxe ideias de pautas para o planejamento estratégico para além da avaliação da Capes, como pensar maneiras de atrair os alunos, visando uma melhor qualificação.

José Guilherme avaliou a produção dos planejamentos estratégicos dos programas de pós-graduação, a partir do lançamento do plano geral em 2023. “A Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da universidade está elogiando muito a iniciativa pioneira da FCM, que deve incentivar os demais programas da Unicamp. No seminário de meio-termo da Capes, o planejamento estratégico para o próximo período e o sistema de autoavaliação são fatores positivos, que impactam pelo fato de serem executados de forma consistente, ajudando os programas a crescerem e a vencerem seus desafios”.

Grupo de trabalho da perspectiva “sociedade” discute objetivos estratégicos, projetos, indicadores e cronograma de entregas entre 2024 a 2027. Foto: Eneida Campos/Planes

Histórico

As professoras Cecília, Maria de Fátima e Lúcia contaram como o programa chegou até aqui.

Cecília recordou que a criação do programa passa pelas origens do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) nos anos 1970, voltado à assistência de pacientes com deficiência auditiva e de visão. “Havia a consciência de que os profissionais precisariam passar por uma qualificação e ampliar suas atividades de ensino e pesquisa. Em 1996, já existia um grupo de docentes com doutorado, e passamos a oferecer o curso de especialização, que atraiu profissionais de áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, assistência social e pedagogia. Várias ações a partir de então ajudaram a convergir para a ideia do planejamento de um curso de pós-graduação”.

Maria de Fátima lembrou que em 2001 o curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp foi aprovado e, na mesma época, a avaliação da Capes sugeriu mudar o curso de mestrado profissional para acadêmico. “O termo ‘interdisciplinar’ mostrava que havia um elo entre saúde, reabilitação e as diferentes áreas envolvidas. Hoje o grupo de docentes e alunos tem fonoaudiólogos e profissionais com outras formações, com uma capacidade muito grande para desenvolver projetos interdisciplinares e responder aos desafios colocados”.

Por fim, Lúcia traçou um panorama sobre as mudanças do corpo discente e docente do programa nos últimos anos. “No passado, tínhamos estudantes um pouco mais velhos, que já estavam trabalhando e com pouca experiência em pesquisa, sem terem passado por iniciação científica. O quadro de professores também sofreu uma grande evolução. A gente teve um grande processo de aprendizagem proveniente da experiência, com a participação em bancas, orientação aos alunos, as possibilidades de métodos, os cuidados éticos etc”. 

Ana Carolina Constantini, atual coordenadora do PGREAB da FCM, organiza elementos sobre o futuro do programa. Foto: Eneida Campos/Planes

Veja também

Apresentado plano de trabalho para o planejamento estratégico da Comissão de Pós-Graduação (2023-2026)



Notícias mais recentes



Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto


(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM