Fique de Olho!

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

AA - EFICÁCIA E EFETIVIDADE DE TESTES DIAGNÓSTICOS E PROTOCOLOS DE TRATAMENTO EM SAÚDE

Descrição: Esta área de concentração se dedica ao estudo da acurácia, sensibilidade, especificidade e valores preditivos de testes diagnósticos utilizados no diagnóstico de doenças, do controle de qualidade na realização desses testes e possibilidades de melhoria, e do desenvolvimento de novos testes diagnósticos. Esta área de concentração se dedica também ao estudo da eficácia, efetividade e segurança dos principais tratamentos ou produtos utilizados na prática médica, tanto clínica como cirúrgica, incluindo o uso de drogas, procedimentos cirúrgicos, desenvolvimento de produtos para aplicação na área médica e a terapêutica complementar como quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e outros. Estes estudos podem ser tanto primários (ensaios clínicos, estudos observacionais) como secundários (revisões sistemáticas e metanálise).

 

AB - EPIDEMIOLOGIA CLINICA

Descrição: Esta área de concentração se dedica a estudos epidemiológicos realizados nas unidades de saúde da Faculdade de Ciências Médicas ou nas extensões realizadas a campo.

 

AC - QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Descrição: Esta área de concentração se dedica ao estudo de processos institucionais que possam melhorar a qualidade da assistência em termos de segurança do paciente, acesso, relação custo benefício e humanização do cuidado

 

LINHAS DE PESQUISA:

 

1- ACURACIA, CONTROLE DE QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS TESTES DIAGNÓSTICOS

Área de concentração: EFICÁCIA E EFETIVIDADE DE TESTES DIAGNÓSTICOS E PROTOCOLOS DE TRATAMENTO EM SAÚDE

Descrição: Estudo da validade dos testes diagnósticos e de avaliadores de risco empregados na prática médica através de testes de acurácia e seu impacto no diagnóstico e no seguimento do paciente. Estudo dos processos envolvidos no controle de qualidade da realização de testes diagnósticos, identificação de problemas e propostas de melhoria dos processos para aumentar a confiabilidade dos testes realizados assim como sua padronização.  Estudos objetivando a criação e desenvolvimento de novos testes diagnósticos, avaliação de viabilidade de implantação e desempenho clínico de novos testes (Comparação do teste com o padrão ouro).

2- ESTUDOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS QUE AVALIAM E COMPARAM DIFERENTES TRATAMENTOS

Área de concentração: EFICÁCIA E EFETIVIDADE DE TESTES DIAGNÓSTICOS E PROTOCOLOS DE TRATAMENTO EM SAÚDE

Descrição: Estuda e compara as diversas intervenções quando ainda existem controvérsias quanto ao tratamento, através de ensaios clínicos ou estudos observacionais, revisões sistemáticas e metanálise, além da avaliação do impacto da intervenção na qualidade de vida do paciente por meio da aplicação de questionários de qualidade de vida validados para a língua portuguesa a adequados para a afecção estudada.

3- EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS AÇÕES EM SAÚDE

Área de concentração: EPIDEMIOLOGIA CLINICA

Descrição: Estuda a frequência e risco das doenças na população segundo as características temporais, geográficas e relativas à pessoa, na busca das causas para a implementação de medidas de prevenção e controle dos agravos à saúde.

4- BIOÉTICA CLÍNICA E SEGURANÇA DO PACIENTE

Área de concentração: QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Descrição: Estuda implicações éticas de decisões e intervenções clínicas.  Estuda a melhoria dos procedimentos em busca de maior segurança e conforto aos pacientes seguindo estritos padrões internacionais de segurança na assistência.

5- QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

Área de concentração: QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Descrição: Estuda os procedimentos organizacionais de forma a obter a melhoria continuada no atendimento do paciente, buscando a humanização dos cuidados e a otimização dos recursos materiais e humanos utilizados na assistência.