Fique de Olho!

Disciplinas

Programa de Pós graduação “Ciência Aplicada à Qualificação Médica” tem definido as seguintes disciplinas:

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (06 créditos)

QM001 - Medicina Baseada em Evidências: Revisões Sistemáticas e Metanálise

QM002 - Epidemiologia Clínica

QM003 - Bioética Clínica e Segurança do Paciente

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

QM004 - Redação de Trabalhos Científicos

QM005 - Metodologia dos testes diagnósticos

QM006 - Melhoria dos Processos Assistenciais

O aluno deve obter 02 créditos dentre as disciplinas da lista das eletivas, escolhidas em comum acordo com o seu orientador.

O aluno poderá cursar outras disciplinas eletivas, desde que aprovado pelo seu orientador e pela Comissão do Programa.

 

Cronograma de distribuição das disciplinas durante o ano:

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Medicina Baseada em Evidências: Revisões Sistemáticas e Metanálise.

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa:  nesta disciplina o aluno será estimulado a fazer perguntas clínicas que possam ser respondidas, e a encontrar a melhor evidência atual nas pesquisas clínicas em saúde, tanto na procura do melhor teste diagnóstico como na melhor intervenção para conseguir a cura da doença. Serão reproduzidas revisões sistemáticas, fazendo com que o aluno tenha a experiência de fazer todos os passos da revisão da literatura: formação da pergunta, identificação e seleção dos estudos, coleta de dados, avaliação da qualidade, análise e interpretação dos resultados e redação final. No final do curso o aluno deverá apresentar um projeto de revisão sistemática à sua escolha. Espera-se que estas evidências associadas à habilidade clínica irão assegurar a melhor tomada de decisões para o paciente.

 

Epidemiologia Clínica.

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa: Esta disciplina formativa recorda fundamentos de Epidemiologia sob o ponto de vista da Epidemiologia Clínica, discutindo o acesso à literatura e a utilização de conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões na prática clínica, frente aos pacientes. Retomará também conceitos de bioestatística necessários para o bom manejo das ferramentas metodológicas da epidemiologia clínica.

 

Bioética Clínica e Segurança do Paciente.

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa: Educação em bioética clínica. Apreciação e resolução de conflitos éticos envolvendo profissionais de saúde, pacientes e seus familiares ou representantes legais e instituições de saúde, considerando não apenas os aspectos teóricos da bioética clínica, mas também o contexto onde as relações humanas se desenvolvem no campo das práticas em saúde, compreensão dos determinantes psicossociais, médicos, legais, culturais e políticos que podem surgir e determinar as situações de conflito bioético e como estas questões podem ser abordadas e resolvidas da melhor maneira, visando aprimorar a prática clínica e a qualidade dá assistência. Apresentação do conceito e Taxonomia da segurança do paciente e aspectos organizacionais para a segurança do paciente - engenharia dos fatores humanos e cultura de segurança nos serviços de saúde. Análise de eventos adversos (EA) e estratégias para prevenção e redução de eventos adversos.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS  ELETIVAS:

Redação de Trabalhos Científicos

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa: O objetivo do curso é transmitir ao aluno de pós-graduação conhecimentos básicos sobre as regras de redação de trabalhos científicos (Dissertação de Mestrado; Tese de Doutorado; Resumo de Congressos; Trabalho Científico).

 

Metodologia dos testes diagnósticos.

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa: Estudo dos métodos laboratoriais utilizados em testes diagnósticos em utilização na prática médica. Apresentação dos métodos (contagens celulares automatizadas, técnicas imunoenzimáticas, cromatografias, eletroforeses, plataformas automatizadas de aquisição de imagem, sequenciamento de ácidos nucleicos, citometria de fluxo, e outras que forem relevantes) com discussão de indicações e limitações técnicas dos métodos. Controle de qualidade dos métodos laboratoriais. Testes rápidos e testes remotos (“point-of-care”). Validação estatística e clínica de testes diagnósticos.

 

Melhoria dos Processos Assistenciais.

T: 30 P:0 I:0 C:2

Ementa: Nessa disciplina serão introduzidos conteúdos sobre as organizações de saúde e sua singularidade; a organização dos processos assistenciais; a interdisciplinaridade e trabalho em equipe; a humanização da assistência hospitalar e os direitos dos usuários de saúde e abordar-se-ão conceitos sobre metodologia de avaliação de programas e serviço assim como técnicas de coleta qualitativa de informações com informantes leigos que permitam aos alunos se aproximar da percepção dos usuários para subsidiar a melhoria continua dos serviços e procedimentos.

 

INTEGRALIZAÇÃO

As durações mínimas e máximas para o Curso de Mestrado Profissional em Ciência aplicada à qualificação são de 12 e 24 meses, respectivamente.

 Para obter o título de Mestre em Ciências, o(a) aluno(a) deverá cumprir o total de 10 créditos em disciplinas, sendo 3 disciplinas obrigatórias e duas disciplinas eletivas, além de ser aprovado(a) no exame de qualificação e na defesa da Dissertação.

 

Disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2017 - CLIQUE AQUI