Ética e profissionalismo é tema de congresso médico que acontece de 19 a 21 de abril, na Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 17/04/2018 - 09:53

De 19 a 21 de abril, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sedia o 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM). O tema dessa edição é “Ética e profissionalismo”. Mais de 700 congressistas são esperados para assistir e participar de 45 atividades entre conferências, mesas-redondas, oficinas, simulações e apresentações de 130 trabalhos científicos e relatos de casos. “Pretendemos fazer um congresso acessível e extremamente motivante para todos que trabalham e pensam o ensino médico atual e futuro”, disse Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do 11º CPEM.

A conferência de abertura será proferida por Yvonne Steinert, professora e pesquisada da MacGill University, do Canadá, no dia 19 de abril, às 17 horas, no auditório da FCM. O tema da conferência será A identidade profissional e o profissionalismo de docentes e discentes e a conferência de encerramento será proferida por Roberto Romano, professor e filósofo da Unicamp, no dia 21 de abril, às 11 horas, também no auditório da FCM. O tema será Considerações sobre o princípio ético da responsabilidade. A programação completa está disponível no site do 11º CPEM (www.fcm.unicamp.br/eventos/cpem).

De acordo com Luis Sigisfredo Brenelli, diretor-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e professor da FCM, a sociedade tem mudado e os anseios sobre saúde, hoje, são diferentes. Por isso, na opinião de Brenelli, é importante que as escolas médicas reconheçam essas necessidades e adequem a metodologia de ensino para formar um médico competente e comprometido com o cidadão. “Esse Congresso  traz a possibilidade de discutir e trocar experiências com a elite da Educação Médica Nacional e internacional. São momentos dessa magnitude que podem promover a evolução da formação profissional, manter a boa atenção à saúde e defender o Sistema Único de Saúde”, ressalta Brenelli.

Dentre os temas das oficinas e mesas-redondas que serão apresentados nos anfiteatros, salas de aula e Salão Nobre da faculdade já na quinta-feira (19) a partir das 8 horas, alguns dos destaques são: Bioética clínica, O estudante de hoje, o médico das próximas décadas, Qualidade de vida dos estudantes de medicina, Processo de acesso à residência médica, O médico e o mercado de trabalho, Comunicação: a arte da interação, Ética no Esporte, Como dar más notícias, Assédio moral na residência médica, Mídias sociais e os estudantes, Mudanças curriculares: dicas para o sucesso, Desenvolvimento docente na escola médica: como fazer acontecer?, Comportamento antiético nas escolas e Deliberação como método de discussão de dilemas bioéticos. Haverá também cursos de simulação realista no atendimento de urgências para alunos a partir do internato médico e palestra sobre o uso de tecnologia 3D no ensino médico para os congressistas.

O congresso ainda terá a participação do coral da Unicamp Zíper na Boca, do grupo Bamboleio de dança e da bateria da Medicina da Unicamp – Batucogu. O 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Angeltur Turismo, Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais por meio das hashtags #fcmunicamp, #cpem, #cpemunicamp e #educacaomedica.

Veja matérias do primeiro dia do 11º CPEM:

Abertura tem conferência sobre profissionalismo docente e apresentação musical

Eu sou você amanhã e o X da aprendizagem

Assédio moral na Residência Médica

Simulação realista no tratamento de urgências

 

Realização:

Patrocínio:

Apoio: