CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PSICANÁLISE 2018

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 in drupal_settings_initialize() (line 789 of /site/fcm/includes/bootstrap.inc).

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PSICANÁLISE - 2018 

1) Leituras Dirigidas da Obra de Jacques Lacan / 2018

    O seminário 7 – A ÉTICA DA PSICANALISE

Horário: Sextas-feiras – 13h às 15h

Local: Faculdade de Ciência Médicas (FCM / UNICAMP)

Prédio da Legolândia                                     

Público Alvo: Profissionais da área de saúde e de humanidades

Professor do Curso:  Mário Eduardo Costa Pereira 

Proposta do Curso 

“Agiste conforme o desejo que te habita?”: essa é a interrogação radical que, segundo Lacan, fundamenta toda a ética do sujeito consigo mesmo e com o laço social. Ela se explicita na frase que a segue no seminário 7: “A única coisa da qual se possa ser culpado, pelo menos na perspectiva analítica, é de ter cedido de seu desejo”.

Não se trata, para Lacan, de uma perspectiva hedonista, tão em voga nos tempos atuais e que se concretizaria pelo imperativo superegoico maior: - Goza! Ao contrário, sua interrogação  remete às formas de orientação do sujeito em sua existência e no interior do laço social a partir da própria falta, fonte de toda possibilidade de realização erótica e criativa.

O seminário “A ética da psicanálise” é, pois, o campo de algumas das elaborações mais originais do pensamento lacanianos:  a releitura das noções freudianas a Coisa [das Ding], de desejo [Wunsch] e de pulsão de morte, a questão do gozo, a função do belo e do bem, a questão da sublimação e da criatividade, sua famosa análise da tragédia Antígona de Sófocles, o problema das metas morais da psicanálise. 
 

2) Leituras Dirigidas da Obra de Sigmund Freud / 2018

Os conceitos fundamentais em Freud: Os fundamentos da metapsicologia psicanalítica 

Horário: Sextas-feiras – 8h30 às 10h15

Local: Faculdade de Ciência Médicas (FCM / UNICAMP)

Prédio da Legolândia                                     

Público Alvo: Profissionais da área de saúde e de humanidades

Professor do Curso:  Antônio Carvalho de Ávila Jacintho                                

Proposta do curso: 

O objetivo principal desse curso é o de apresentar a metapsicologia  psicanalítica, através da leitura sistemática e crítica da obra de Freud.

O termo metapsicologia foi criado por Freud, em 1896, para qualificar o conjunto de sua concepção teórica. Assim, o termo designa a psicologia por ele fundada, considerada em sua dimensão conceitual, além de estabelecer o distanciamento entre o novo modelo proposto, e a psicologia clássica da época. A perspectiva metapsicológica se estabelece através da elaboração de modelos teóricos que não estão diretamente ligados a uma experiência prática, ou a uma observação clínica, propondo como eixos centrais, a ideia de um aparelho psíquico dividido em instâncias (dinâmica, tópica e econômica), o papel dos sonhos na vida mental, a sexualidade infantil e a teoria das pulsões, o papel da fantasia e a existência de uma realidade psíquica, o processo do recalcamento e, finalmente, a existência do inconsciente. A metapsicologia compreende para Freud, o caráter propriamente epistemológico, interno ao seu trabalho clínico. Referencial primordial para o debate em psicanálise, a metapsicologia, define o terreno conceitual sobre o qual se discute a teoria e também a própria clínica psicanalítica.

www.extecamp.unicamp.br/extensao.asp