Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS)

Apresentação

Em 2013, após quinze anos de intensa atividade cientifica, o Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UNICAMP entrou em nova fase. Recentrando seus esforços em torno de objetivos mais precisos e mais urgentes em relação às questões contemporâneas relativas ao campo do psicopatológico, a partir de maio daquele ano, ele dá lugar ao LaPSuS: Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade.

Esse grupo de pesquisas tem como objetivo o de estudar e redescrever a psicopatologia - e suas consequências clinicas – a partir da perspectiva da questão do sujeito e de sua singularidade.

LaPSuS convida: CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PSICANÁLISE

Leituras Dirigidas da Obra de Jacques Lacan / 2019

Seminário 2 - O EU NA TEORIA DE FREUD E NA TÉCNICA DA PSICANÁLISE (1954-55)

Horário: Sextas-feiras – 13h30 às 15h30

Local: Faculdade de Ciência Médicas (FCM / UNICAMP) Prédio da Legolandia

Público Alvo: Profissionais da área de saúde e de humanidades Professor do Curso: Prof. Dr. Mario Eduardo Costa Pereira

Inscrições on line no site da Extecamp:

https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81a%D4%C2%5E%E1%DC% 9F&of=%F7%13%A9

Proposta do Curso:

O seminário 2 de Lacan também é conhecido como seu “seminário cibernético”. De fato, já no inicio dos anos 50, o grande psicanalista francês se serve tanto do estruturalismo de Lévi-Strauss, quanto do nascente pensamento informático, que começava a lançar seu grande projeto contemporâneo a partir das famosas conferencias de Macy, nos Estados Unidos, no esforço de demonstrar sua tese de que o inconsciente freudiano deve ser tratado sob a perspectiva da linguagem.

É nesse seminário que Lacan estudará o conto da Carta Roubada, de Edgar A. Poe, visando demonstrar a lógica própria à linguagem, a qual determinaria o sujeito do inconsciente para além de qualquer psicologia das emoções, independente de qualquer causalidade imaginária.

O objetivo do curso leituras dirigidas da obra de Jacques Lacan de 2019 será, pois, o de percorrer detalhada e criticamente o seminário 2 de modo a colocar em evidência os elementos centrais desse momento de sua proposta de retorno a Freud. Nele, a diferenciação fundamental entre as dimensões do Simbólico e do Imaginário é estudada sob a inesperada articulação entre a estrutura, a linguagem, a lógica e a cibernética

 

LaPSuS convida: CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PSICANÁLISE

LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE SIGMUND FREUD – 2019 

(FCM-0612)

O LEGADO CLÍNICO DE FREUD: OS FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA

Período de oferecimento: 08/3/2019 a 06/12/2019

Horário: Quartas-feiras – 8:30 às 10h:15 horas

Local: FCM / UNICAMP

Professor responsável: Mario Eduardo Costa Pereira

Professores do Curso: Antonio Carvalho de Ávila Jacintho

Inscrições on line no site da Extecamp:

https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81a%D4%C2%5E%E4%DC%9C&of= %F7%12%AF 

Proposta do Curso:

As formulações teóricas de Freud, acerca da técnica, criaram o arcabouço teórico, para a aplicação clínica de seu método. Ao longo de várias décadas, inúmeras reformulações, serão acrescentadas à sua teoria, com importantes implicações na prática clínica. Extremamente fiel, ao primado da clínica sobre a teoria, Freud construiu a psicanálise, como um método aberto, em movimento, e não hesitou, em transformar a técnica psicanalítica, quando a clínica assim o exigiu.

Entretanto, as idéias centrais, que norteiam a teoria da técnica, escritas entre os anos de 1911 a 1915, permanecem atuais, tal qual, Freud as formulou na fundação da psicanálise, sendo consideradas, pilares estruturais da prática psicanalítica. A proposta deste curso, é realizar uma leitura dirigida da obra de Sigmund Freud, através da apresentação sistemática dos textos sobre técnica, produzidos pelo autor.

A cada aula, serão eleitos artigos, que serão apresentados e discutidos, a partir do UNICAMP ponto de vista teórico-clínico, permitindo o aprofundamento do estudo da obra do inventor da psicanálise, buscando-se assim, compreender as consequências da obra freudiana para a prática clínica psicanalítica. no mundo contemporâneo.

Objetivo:

O objetivo deste curso é realizar a leitura sistemática e crítica dos artigos sobre técnica produzidos por Freud, visando o aprofundamento do estudo sobre a clínica psicanalítica.