Liga de Infectologia - LIU

 
A Infectologia é um ramo da Medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de pacientes de qualquer idade portadores de doenças infecciosas agudas ou crônicas, causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais.
O médico(a) infectologista pode atuar nas áreas hospitalar e clínica, na vigilância em saúde, no diagnóstico e enfrentamento das epidemias, no estudo das doenças emergentes e reemergentes, entre outras frentes. Trata-se de um(a) profissional com abrangência de conhecimento muito diversificada, que vai além da clínica médica e cobre aspectos da epidemiologia, imunologia e várias interfaces relacionadas aos processos infecciosos. É uma importante área da medicina, dada a prevalência de doenças infecciosas, e se relaciona com diversas especialidades médicas, uma vez que todos os sistemas humanos estão suscetíveis a infecções.
Dessa forma, a Liga de Infectologia da UNICAMP (LIU), inaugurada em 2018, tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por essa área, dando oportunidades para que se conheça mais sobre o impacto social e a importância das doenças infecciosas mais prevalentes. Além das aulas teóricas, a Liga procura organizar visitas ao ambulatório e à enfermaria, que permitem que o aluno tenha contato, desde o primeiro ano, com a rotina desses ambientes. O planejamento inclui também a realização de palestras para a comunidade, como atividade de extensão. Outro objetivo da nossa Liga é aproximar o aluno da pesquisa, mediando o contato entre os ligantes e os professores para a realização de projetos de iniciação científica.
 
Esperamos você em nossas atividades!